sexta-feira, novembro 16, 2007

American Gangster

Ridley Scott atingiu o pico no início da sua carreira, Alien e principalmente Blade Runner são até hoje o expoente máximo do trabalho deste realizador. Gangster Americano é, no entanto, uma entrada válida para a sua filmografia.

Baseado numa história verídica, o filme segue a ascenção de Frank Lucas, um gangster negro do Harlem que criou um império de droga, com conexões directas com fornecedores no Vietnam.
Ridley Scott não é Martin Scorsese, mas este é um filme ao estilo do realizador italiano. Durante quase três horas assistimos a duas excelentes interpretações. Denzel Washington é um Frank Lucas duro e Russel Crowe dá um grande contraponto como o polícia honesto que o quer apanhar. Aliás, é nesta dualidade entre os personagens (e as performances) de Washington e Crowe que o filme assenta. Enquanto que o gangster é um homem de família, regrado, organizado, com valores tradicionais, cujos amigos são pessoas do mundo da política e do desporto, o polícia está a divorciar-se, dá-se com criminosos, é inconsistente, instável. No entanto o primeiro vive num mundo de droga e corrupção, o segundo vive e apregoa a honestidade a todo o custo. Toda a história aliás está recheada de contradições morais e subtextos, num enredo cativante.

Apesar de forte candidato aos Oscares, não é um clássico, não ficará para a História do Cinema como o Tudo Bons Rapazes ou O Padrinho, mas Gangster Americano é um filme sólido, bem dirigido, e sobretudo com grandes actores.

1 comentário:

deep disse...

Obrigada pela sugestão. Parece, de facto valer a pena.

Bom resto de domingo. :)