segunda-feira, dezembro 31, 2007

Bee Movie

O último filme saído dos estúdios Dreamworks tinha um dos mais inventivos teasers que já vi. O que por si só me atiça a curiosidade.
O trailer era banal em comparação, mas não prejudicava o filme. Se juntarmos a isto o facto de ser o projecto pessoal de Jerry Seinfeld, produzido por Steven Spielberg, A História de uma Abelha era dos filmes de animação que eu aguardava com mais expectativa.
Uma abelha sai da colmeia, para conhecer o mundo real, acabando por criar amizade com uma humana, e meter-se numa série de sarilhos.
Para ser directo ao assunto posso dizer que este é o pior filme de animação computorizada que já vi. Eu perdi diversas fitas, mas nem na Dreamworks, nem na Pixar, nem na Fox, vi algo tão fraco.
Técnicamente é perfeito, claro, as texturas soberbas, visualmente fabuloso. Mas aquilo que sempre diferenciou este género, desde o primeiro Toy Story, foi a imaginação na história, personagens, situações e humor que, divertindo as crianças, tinha sempre algo para tocar os adultos.
Do ponto de vista do argumento este é dos mais fracos que já vi. Vinte trocadilhos entre "be" e "bee", situações disparatadas, personagens desinteressantes, nada ali faz muito sentido, nem nos liga pessoal ou emocionalmente a seja o que for. Passamos as duas horas de filme a pensar como terá sido possivel desperdiçar tanto talento junto e fazer algo que nos faz sair da sala com um amargo de boca, um desalento perante tudo o que o filme podia ser e nunca consegue nem de longe.
Depois de um Shrek o Terceiro abaixo do nivel dos outros dois, A História de Uma Abelha é um falhanço. Esperemos que o próximo Kung Fu Panda ponha a Dreamworks de novo no caminho certo.

Sem comentários: