terça-feira, dezembro 11, 2007

Enchanted

Quando Shrek apareceu causou uma pequena revolução, agarrou nas convenções dos contos infantis, onde a Disney sempre foi rainha e senhora, virou-as do avesso, e serviu-as temperadas a um público ávido de ideias novas.

É claro que a subversão não foi inventada por este filme, é claro que diversos livros e filmes, mas a inventividade, o puro génio deu a este ogre verde um destaque, um sucesso nunca visto. Criou moda. De tal forma que a própria Disney se viu forçada a aderir, se bem que já com uns aninhos de atraso.

Uma História de Encantar é a tentativa da casa mãe do rato Mickey em sair um pouco dos parâmetros normais das histórias de fadas. Para tal transporta uma princesa de animação para Nova Iorque dos nossos dias, onde ela vai descobrir que os finais nem sempre são felizes.
O início é prometedor, alguns gags interessantes, e um esforço sincero de criar algo inovador. No entanto, algures no caminho, o fantasma do tio Walt deve ter poisado nos ombros dos criadores, fazendo-os virar o barco de novo a rotas conhecidas, com a boa e velha moral Disney, os finais felizes do costume, a previsibilidade desnecessária.

Como filme de familia no entanto, não chateia.

Sem comentários: