quarta-feira, dezembro 12, 2007

Lions for Lambs

O título em português é infeliz, Peões em Jogo é tudo menos chamativo e não tem a força do original. Pequeno apontamento que não diminui em nada este filme de Robert Redford.

Peões em Jogo é uma reflexão sobre os eventos pós 11 de Setembro que levaram os Estados Unidos a entrar em guerra em dois países, situação da qual não parece haver uma saída a curto-prazo. Os conflitos já duram há seis anos e ameaçam arrastar-se por muitos mais.
Redford constroi três diálogos, três pontos de reflexão sobre a culpa individual de cada um, cada pessoa, independentemente do seu poder ou cargo, podia em algum momento ter feito alguma coisa, e a verdade é que a maioria não fez, aceitando as decisões que foram sendo tomadas. Políticos, media, população em geral, todos são responsabilizados pelas suas escolhas, ou pela falta delas, num filme político e extremamente bem construido.
Em que é que acreditamos? Quem somos? O que podemos fazer agora? Redford questiona-se, questiona-nos, mas não apresenta soluções, não tem uma verdade apaziguadora que nos conforte, negando ao espectador algum tipo de redenção.
Nos diálogos criados entre Streep e Cruise (jornalista e senador), entre um professor (Redford) e o seu aluno e entre dois soldados presos numa montanha no Afeganistão, dissecam-se muitas das questões morais que rodeiam o conflito armado no Iraque e Afeganistão.
É um filme forte, com interpretações à altura do desafio (Streep brilhante como sempre) e uma construção inteligente por parte de Redford.
Uma das grandes estreias da semana...

Sem comentários: