segunda-feira, março 03, 2008

In the Valley of Elah

Um dos filmes mais falados nos últimos meses é este No Vale de Elah, a última obra de Paul Haggis, realizador e argumentista de Crash. Segue a história de Hnak (Tommy Lee Jones), militar reformado cujo filho, regressado do Iraque, desapareceu.
Haggis nunca me convenceu totalmente como realizador. Hábil contador de histórias, acaba sempre por ter uma ideia que não consegue desenvolver na perfeição. Neste caso, um olhar sobre as consequências nos soldados da guerra no Iraque, sobre como conseguem rapazes tão novos lidar com o horror que se encontra naquele tipo de situação, acaba por se tornar num policial pouco elaborado.
Tommy Lee Jones tem um papel à altura, mas sem nunca sair do registo que já lhe é familiar. Charlize Theron não tem falha que se lhe encontre, bem como Susan Sarandon. O problema é que emocionalmente o filme resvala para um caminho fácil e até previsivel. Os traumas de combate são sublinhados com uma distância de quem os não conhece, as relações humanas são o expectável, até a história do vale de elah que dá o nome ao filme, passa sem grande impacto.
É sem dúvida um filme estimável, competente, esforça-se é por chegar a sitios onde não tem estofo para estar.
Se esquecermos a sua mensagem forçada, podemos apreciar uma história a espaços cativante, com actores de primeira linha. Mas não mais que isso.

Sem comentários: