quinta-feira, março 20, 2008

A Noite Árabe


Está no teatro da Politécnica o mais recente espectáculo de Paulo Filipe, a partir de um texto de Roland Schimmelpfennig, nome dificil de dizer e impossivel de pronunciar, mas que é um dos mais promissores dramaturgos alemães da actualidade.
Passado num prédio de habitação centra-se em cinco personagens que vêm as suas vidas interligadas através de uma maldição antiga que cai sobre uma das inquilinas.
Com um estilo de escrita que demora tempo até nos adaptarmos, utiliza o discurso directo e indirecto indiferenciadamente, é um texto complicado mas intenso, e Paulo Filipe encontrou um equilibrio interessante entre estética e ritmo, entre actores e público. A cenografia é muito boa, o jogo de imagem e luz é forte, mas simples, servindo para o avançar da narrativa fluída.
Com um trabalho de actores sólido, se bem que a espaços monocórdio, motivado ao que me parece por um uso do som demasiado intensivo e repetitivo.
No final de contas é uma peça intensa, tensa, empolgante, que merece uma visita atenta ao pequeno teatro da Politécnica.


A Noite àrabe

Encenação e tradução: Paulo Filipe

Interpretação: Dinarte Branco; João Grosso; Sara Carinhas; Teresa Sobral; Victor Gonçalves

Cenografia e Figurinos: Vera Castro

Banda Sonora: Nuno Rebelo


Até 27 Abril 08
Quarta a Sábado 12h, Domingo 16h

Teatro Da Politécnica
Rua da Escola Politécnica, 58
Telefone: 213940455

Sem comentários: