sexta-feira, março 14, 2008

Lisboa Invisível



No âmbito do ciclo Outras Lisboas, que celebra o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o São Luiz encomendou três peças a três companhias distintas, sobre diferentes comunidades imigrantes em Lisboa. Ao Meridional foi encomendado um espectáculo que focasse a comunidade africana (nomeadamente a vinda dos PALOP's), o resultado foi Lisboa Invisível.
Não sei se é pelo facto de ser uma encomenda e não algo gerado a partir do seio da companhia, mas a verdade é que Lisboa Invisível é o esforço menos conseguido do Meridional nos últimos anos. Estão lá os traços característicos, a peça não narrativa, construída por quadros quase autónomos, o trabalho cuidado sobre a luz, a utilização inteligente e inventiva da cenografia, o trabalho mais atento sobre os actores.
Mas mesmo assim as limitações são evidentes. O lugar comum, longe dos trabalhos anteriores, espreita aqui em cada esquina e, pior ainda, o grupo sobre quem a peça se debruça, é pintada quase de uma forma idílica, é tudo boa gente, sem pingo de temor, maldade ou pecado. Nada disto acontecia em Cabo Verde, Por Detrás dos Montes ou À Manhã. Não que a questão se colocasse entre bons e maus, era superior a isso, ia além. Não se limitava a uma descrição pictórica, tocava no amâgo das coisas, na "alma" dos povos, se é que se pode alguma vez afirmar isto. O Meridional não tem por hábito cair no óbvio, aqui sofre desse mal.
A peça tem mérito mesmo assim, há quadros muito bons, momentos de representação intensos (Carlos Paca é fabuloso), e olhando para o panorama médio nacional, é uma peça que está acima do comum, para a média do Meridional, infelizmente fica aquém.
Merece sempre a visita...



Lisboa Invisível
Teatro Meridional

Encenação: Natália Luiza e Miguel Seabra

Dramaturgia: Natália Luíza
Interpretação: Adriano Reis, António Coelho,
Carlos Paca, Célia Alturas, Cláudia Semedo,
Ery Costa, Félix Fontoura,
Josefina Massango, Paulo Oliveira
Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras
Música Original e Espaço Sonoro André Cabaço

Até 30 Março
Quarta a Sábado 22h, Domingo 17h
Preço: 10€ (existem diversos descontos, perguntar na bilheteira)

Teatro Meridional
Rua do Açucar, 64
1950-009 Lisboa
Telefone: 218 689 245
Fax: 218 689 247
www.teatromeridional.net
teatromeridional@teatromeridional
.net

Sem comentários: