terça-feira, março 18, 2008

Into the Wild

Sean Penn é dos grandes actores da sua geração, como realizador ainda não tinha feito nada que me apaixonasse, exeptuando uma curta soberba integrada no filme 11'09''01 - September 11, 11 curtas feitas por 11 realizadores de 11 países diferentes sobre o 11 de Setembro.

Chega agora O Lado Selvagem, filme baseado numa história verídica, sobre um rapaz que após acabar a faculdade deixa tudo e todos tornado-se num vagabundo com um sonho, chegar ao Alasca e viver sozinho no meio da natureza.
Facilmente este filme resvalaria para um enorme pastel, com um rapaz a caminhar pela América, com longos planos largos e olhares idílicos sobre o horizonte longíquo. Felizmente Penn demonstra ter mão como realizador. O resultado é um filme terno, de relações humanas, sentimentos e solidão. Christopher McCandless não é representado nem como um louco, nem como um génio, mas como uma pessoa multifacetada, obstinada, falha, cheia de idealismo e ingenuidade. É alguém de quem não conseguimos deixar de gostar, de sentir uma forte ligação, de quem olhamos desde logo com uma forte nostalgia trágica.
Com uma fotografia magnífica, e um conjunto de actores muito acima da média, O Lado Selvagem é um filme que merecia ter tido um destaque nesta época de prémios muito maior do que aquela que teve.
Emocionante, emocional, é um filme tocante, uma viagem pela América, e não só...

2 comentários:

pinky disse...

muito bonito e tocante, dá muito q pensar!

intruso disse...

subscrevo
(desarmante)

abraço