segunda-feira, novembro 13, 2006

As Vampiras Lésbicas de Sodoma


Desde a morte de Mário Viegas que a Companhia Teatral do Chiado se tem especializado em comédias non-sense, com grande dose de improviso, onde derrubam (demolem completamente) a quarta parede levando o espectáculo para o colo (literalmente) do público. Começou há dez anos com a estreia de As Obras Completas de William Shakespeare - que tem sido o abono de familia desta companhia - e vem-se mantendo constantemente.
A última instalação deste género de peças é As Vampiras Lésbicas de Sodoma, que já está em cena há 8 meses com alguma adesão do público - moderada.
Escrita por um dramaturgo (actor e argumentista) americano Charles Busch, que em 1984 foi catapultado para o sucesso por esta peça, está no entanto adaptada e enquadrada para a realidade portuguesa com diversas referências ao parque mayer e às vedetas dos anos 30, 40 e 50, bem como, no último quadro, um gag de uma actriz bem marcada do Porto.
Não é no entanto no texto que está o mérito do espectáculo, mas sim na interacção alucinada entre os vários actores, cada um com figurinos, maquilhagem e representação mais over-the-top que o anterior. Apesar dos dois actores principais serem o eterno Simão Rubim e Rita Lello, quem enche completamente o palco é Tobias Monteiro que tem uma performance absolutamente hilariante.
O problema principal reside na irregularidade de toda a peça. Se existem diversos momento em que não conseguimos conter o riso, com alguns gags muito bem conseguidos, existem outros em que no máximo suportamos um sorriso sofrivel, mais pela memória de momentos passados do que por aquilo que está em palco. Arrastando-se por mais de duas horas, As Vampiras Lésbicas de Sodoma não tinha nada a perder se cortasse meia hora de duração, se concentrasse mais nos momentos chave, reduzisse o improviso que nem sempre é uma mais valia, e acalmasse o tom geral. A histeria generalizada ganhava uma outra força se fosse um contraponto a uma representação contida em vez de uma constante do início ao fim.
No final de contas merece uma visita, se bem que está vários furos abaixo de As Obras Completas de William Shakespeare e com um preço que é pouco convidativo.


As Vampiras Lésbicas de Sodoma
Companhia Teatral do Chiado
Interpretação: João Carracedo, João Craveiro, Manuel Mendes, Rita Lello, Simão Rubim, Tobias Monteiro
Encenação: Juvenal Garcês
Texto: Charles Busch
Tradução: Gustavo Rubim, Patrícia Marques, Vítor d´Andrade
Adaptação: Companhia Teatral do Chiado
Quintas, Sextas e Sábados às 22h
Preço: 18,5 euros (existem diversos acordos, descontos e promoções, perguntar na bilheteira)
Teatro Estudio Mario Viegas
Largo do Picadeiro
1200-330 Lisboa
Bilheteira e Informações:
(351) 213 257 652
(351) 917 664 989
www.companhiateatraldochiado.pt
http://asvampiraslesbicasdesodoma.blogspot.com

5 comentários:

polegar disse...

é inacreditável, especialmente nestes espectáculos em que reina o improviso, a diferença que faz um dia "bom" de um dia "mau"... acho que eles precisavam de um cd encravado todos os dias ;)

deep disse...

Lisboa fica tão longe! E o tempo é tão escasso!

Pode ser quer venha ao Norte, pelo menos à Invicta... sempre é mais perto!

Boa semana!

MPR disse...

Meu caro amigo, não disse que não era do meu agrado, apontei méritos e defeitos mas ressalvei que "no final de contas merece uma visita"...

polegar disse...

merece sim!!! claro que merece! calma, nuno vasconcelos, todos se riem neste espectáculo. uns dias mais, outros menos, depende da inspiração ;)
por isso: prova superada!

Anónimo disse...

5757 espectadores em 69 representações? acha que é uma adesão moderada? pois eu acho que até é muito bom...