quarta-feira, novembro 29, 2006

Mais um passo...

Escrever sobre as aulas de teatro num blog parece um exercício inútil. O interesse que tais relatos possam ter para quem não está presente é diminuto. No entanto, estes textos são para mim de uma importância fulcral no cimentar dos conhecimentos adquiridos e no reviver de experiências, num processo que se baseia exactamente na repetição como forma de aprendizagem. Por outro lado talvez exista alguém por aí com interesse em aulas de teatro, uma curiosidade que pode ver por aqui satisfeita e, quiçá, talvez iniciar a sua própria formação teatral.
Segunda-feira foi aula física, exercícios iniciais de alongamento e flexibilidade seguidos, comme d’habitude por um passeio pela sala onde tínhamos que encurtar ou alargar espaço entre os vários alunos. Em seguida fizemos um jogo de perseguição, escolhíamos alguém na sala que tínhamos que perseguir, sem no entanto sermos notados e utilizando sempre a visão periférica. O jogo do gato e do rato continuou até nos agruparmos em pares e olharmos um para o outro. Conhecermos o rosto, os contornos e nuances, descobrirmos qual dos olhos é o mais brilhante e aí desfocarmos a visão. Essa imagem desfocada, distorcida depois de gravada na mente tinha que ser “reproduzida” no corpo. O que é que sentimos ao olhar para ela, quem vimos, o que vimos, como? Tudo isso tinha que ser reproduzido depois fisicamente, no gesto, no corpo, no andar.
Voltamos ao texto, a uma música em Latim que estamos a aprender desde a última aula. Desta vez o que interessava não era tanto a música mas o texto traduzido, o seu significado. Uma vez mais com a memória emotiva a trabalhar, lembrarmo-nos de alguém que a quem tenhamos desiludido e lemos o texto a essa pessoa, alguém que nos desiludiu e, por fim, alguém com quem tenha acontecido ambas as coisas. O que torna as coisas interessantes é que o texto fala de alguém que se despede de alguém morto com palavras como “As minhas lágrimas lavarão o teu corpo uma última vez”, ou seja, à primeira vista desilusão não seria o sentimento dominante. É isso que pode dar uma interpretação densa, a complexidade de sentimentos demonstrada.
Para relaxar a aula acabou com canto e dança, partes integrantes da formação de um actor.
Mais um passo…

Sem comentários: