sexta-feira, novembro 17, 2006

FYI

Bruno Schiappa é o meu professor de teatro no Chapitô. Vai estar no Santiago Alquimista numa performance única dia 22 de novembro. É a primeira vez que o vou ver em palco. Fica aqui a informação do espectáculo.
(I)MORTAL
Santiago Alquimista
Dia 22 de novembro às 22 h


A arte* é força emanente; não se ensina, não se aprende; não se compra, não se vende; nasce e morre com a gente.

Sobre o Espectáculo:

(I)MORTAL é um retrato do Homem ocidental através da música e da poesia teatralizadas. É também uma homenagem a esse tecer de malhas que perduram no tempo e que são fruto de uma natureza de sentimentos, emoções, crueldades e perfeições.

O formato deste espectáculo é resultado de uma digestão demorada da vontade de juntar em palco as línguas francófona e lusófona num elogio aos laços que sempre se uniram entre os povos que as dominam.

Aqui, o que acaba e se perde para o indivíduo, transforma-se em memória que perdura, que canta, que imortaliza momentos do mortal. O espectáculo vive de um crescendo frenético e cénico onde, a par da sensibilidade e emotividade de Fontaínhas, Schiappa interpreta com traços de Mímica e Dança alguns dos mais belos momentos cantados por imortais.

É aqui que a forma se junta ao conteúdo. Cantores como: Brel; Vian; Ferré e Piaf são revisitados, mantendo no entanto uma grande proximidade com o original. Zeca Afonso é revisitado em “Cantigas do Maio” que é banhado por influências sonoras francesas sem perder a cadência original e, por fim, Brecht/Weill, cantados em português. A escolha dos últimos prende-se com o facto de serem autores/compositores universais, com temas e questões que bem podiam ser as lusas. As traduções/versões feitas para este espectáculo aproximam-nos – aos portugueses – ainda mais das canções escolhidas. Fica por aqui a contribuição das cantigas/canções, mas não se esgota o que ainda há a dizer. A escolha da poesia passa por Fernando Pessoa e Mário Pederneiras no antigo e Bruno Schiappa (textos e voz) e Pedro Fontaínhas (composição e piano) no contemporâneo. Estas criações sublinham, em tom de poesia dita e tocada, a relação encontrada para um espectáculo onde a ideia que prevalece (pelo menos para nós, os criadores/intérpretes) é que o sublime e o trágico fazem o belo imortal dos mortais ou, parafraseando João Villaret:

*sendo, a Arte, a inscrição da expressão de uma impressão (Bruno Schiappa). "

(I)MORTAL
Ideia/Concepção
: Bruno Schiappa
Voz/Movimento/Mímica: Bruno Schiappa
Piano/Música original: Pedro Fontaínhas

Informações Úteis:
Preço dos bilhetes :
10€ e desconto 30% para grupos mais 10 pessoas, jovens com menos 25 anos, profissionais do espectáculo e seniores
M/ 16 anos
Duração:1h15

Café-Teatro Santiago Alquimista
Rua de Santiago 19, 1100-493 Lisboa Portugal
(ao Castelo de São Jorge)

T. 218884503/218883412
www.santiagoalquimista.com

1 comentário:

deep disse...

So far!

Boa semana!