quarta-feira, novembro 15, 2006

A Paixão Segundo João

Desde que sairam do espaço d'A Capital no Bairro Alto, os Artistas Unidos têm andado um pouco por toda a cidade, ocupando espaços de representação dos mais variados.
Encontraram para esta última investida de obras poiso no Convento das Mónicas na Graça, onde apresentam duas peças.
A Paixão Segundo João de Antonio Tarantino segue o calvário de um doente mental que acredita ser Ele, e de João um enfermeiro que o acompanha numa instituição psiquiátrica.
O texto, quase dois monólogos simultâneos, tem (como o título indica) diversas referências bíblicas, mas que se limitam a aflorar a ligação óbvia que se quer estabelecer entre este doido e as últimas horas de Cristo - de Pedro por exemplo, outro doido, limita-se a repetir "ora te conhece, ora não te conhece".
É uma peça falhada, a proposta de intenções expressa no programa não está em palco:
"É um meteoro. Não sabemos se é doido ou não, consciente ou alienado, violento ou pacífico, homem ou animal. Na sua luta com a sociedade experimenta a extraordinária e incrível iluminação, através de uma perda de identidade ou uma escolha obscura ou louca, fazendo-se passar pela figura mais alta da cultura e da religião cristã. É o máximo da espiritualidade e o máximo do realismo. “No mundo o mal existe e a desventura também”, são palavras de João no momento da separação; é a recusa do mistério. Os dois elementos coincidem na personagem: a sociedade encarrega-se de os curar ou anular."

Miguel Borges tem uma representação monótona e repetitiva, longe do que o papel pedia em intensidade e profundidade. O local escolhido é apropriado, o convento confere um peso secular à peça, mas a falta de nervo, de emoção, torna dificil criar qualquer ligação ao que se passa à nossa frente. A hora passa sem sobressaltos, sem incomodar, mas tambem sem nos emocionar em momento algum.
Existem alternativas mais interessantes por estas horas em Lisboa...

A Paixão Segundo João
Com
Miguel Borges e Américo Silva
Tradução Tereza Bento
Encenação Jorge Silva Melo
Uma produção ArtistasUnidos/Tá Safo/alkantara festival
NOVEMBRO: DIAS 1, 2, 22, 23,24 e 25 às 21H00 / Dia 11 às 19H00
CONVENTO DAS MÓNICAS - Largo da Graça
Preço: 10.00€
ESCRITÓRIO Artistas Unidos
R. Campo de Ourique,120 1250-062 Lisboa
tel: (00351) 213872418 / 213700120
fax: (00351) 213872418

1 comentário:

polegar disse...

pois que esses senhores nunca me puxam para os ver, confesso... tenho de quebrar o enguiço para ver/opinar com os meu ponto de vista...