quarta-feira, abril 18, 2007

Eye Movement Desensitization and Reprocessing


O Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR para os amigos), é um processo utilizado para curar traumas e patologias emocionais, e que foi adaptado ao trabalho de actor, seja para controlar a sua ansiedade e fobia de palco, seja para desenvolver a criatividade. Tal não me admira, quem quer ser actor (ou seguir qualquer área artística) só pode ser doente da cabeça. O meu caso é mais leve, faço isto não profissionalmente, o que denota um trauma mais levezinho... Mas adiante...
A base do trabalho é o estímulo (visual, sensorial ou auditivo) de dos lados esquerdo e direito do corpo, que leva à activação bilateral do cérebro e a um aumento da actividade cerebral.
Funciona? Não faço ideia, mas é o método que estamos a utilizar nesta fase dos ensaios (é incrivel mas já só falta mês e meio). Retroceder para as memórias do nosso personagem (sim, tenho um personagem e não diversas figuras) tem algo que se lhe diga, e se me tem ajudado a conhecê-lo melhor, ainda estou para ver se me ajuda depois em palco. Espero que sim, acredito que sim.

Hoje os ensaios continuam...

3 comentários:

Raquel Alão disse...

Cá está uma técnica de que ando mesmo a precisar de aprender... Não sabes onde uma pessoa pode aprender isso?


E já agora, desejo que nuncas te cures completamente desse teu trauma levezinho. :-) Agradeço que me avises quando estrear. Gostava de poder ir ver.

MPR disse...

Não faço ideia onde se aprende... Eu só a conheci nas aulas de teatro, mas suponho que a sua utilização em traumas de guerra seja um pouco diferente... :)

Ana A. disse...

Parece-me bastante interessante!