terça-feira, maio 15, 2007

O Tartufo


Está na Comuna, na sala nova, uma comédia de Moliére. O Tartufo segue as desventuras de uma familia que acolheu um falso beato, Tartufo, que conseguiu seduzir o dono da casa e fazer-se passar quase por santo a seus olhos, enquanto vai engordando e enriquecendo à custa dos favores alheios. Este texto poético carregado de humor, é uma critica social divertida, de uma velocidade vertiginosa, num dedilhado que dá gosto presenciar. Carlos Paulo é o insidioso Tartufo, num papel pejado de ironia, liderando um elenco que (salvo raras expeções) está à altura da empreitada.
Mais uma encenação de João Mota, directa, eficaz, que usa três frentes do palco (como é hábito naquela sala), dando uma sensação de maior realismo, e colocando o espectador dentro da acção.
Uma boa opção para começar uma noite de fim-de-semana.

O Tartufo
de: Moliére
Encenação João Mota
Interpretação: Carlos Paulo, Álvaro Correia, João Tempera, Jorge Andrade, Ana Lúcia Palminha, Miguel Sermão, Lucinda Loureiro, Sara Cipriano, Hugo Franco, Judite Dias e Alexandre Lopes

Quarta a Sábado - 21h30; Domingo - 16h
Preço: 10€ (existem diversos descontos, perguntar na bilheteira)

Comuna Teatro de Pesquisa
Praça de Espanha
1070-024 Lisboa
Telefone: 217 221 770/6
Fax: 217 221 771

2 comentários:

laura disse...

já pensei re-baptizar o meu gato de Tartufo, pois o gajo é falso como tudo. Mas entretanto mudei-lhe o nome para Nosferatu. Fera, para os amigos. porque morde :)

polegar disse...

bom, meu caro, trata-se de um serão bem passado, este Tartufo. apenas uma adenda: acho que os actores ao início não respiram o texto, sendo, a meu ver, um pouco acelerados demais. o texto, não sendo difícil, também não é simples, necessitando de um bocadinho para uma pessoa se adaptar à linguagem. convinha terem isso em conta, e começarem mais calmos.
mas o que vale é que pouco depois o cansaço (e a falta de ar) os vence e all's well that ends well eheheh