sexta-feira, dezembro 21, 2007

Eastern Promises

Este parece ser o ano em que todos os grandes realizadores fazem um filme. Gus Van Sant, Manoel de Oliveira, os irmãos Cohen, Tim Burton, Brian de Palma, Robert Redford, Ridley Scott, Paul Thomas Anderson, Wes Anderson, Neil Jordan, Mike Nichols, Francis Ford Coppola, David Lynch, Todd Haynes, são apenas alguns dos nomes que estrearam ou vão estrear um filmes feito em 2007. David Cronenberg juntou-se à lista com um dos melhores filmes que vi este ano, Promessas Perigosas.
Sem dúvida, Promessas Perigosas é uma aposta comercial, um thriller sobre a máfia russa, que poderia facilmente descambar para uma banalidade superficial. Nas mãos de Cronenberg no entanto, transforma-se numa reflexão sobre a violência, mais um passo na temática que atravessa a carreira de Cronenberg, a transformação do corpo e "o outro em mim", a descoberta do estranho que habita dentro do meu corpo, da minha alma (curiosamente o tema do último filme de Neil Jordan).
É verdade que desde Spider, Cronenberg tem-se afastado do seu lado mais gore, mais agressivo em termos visuais, mas mesmo assim, o sublinhar violento está sempre lá - vide a cena, já antológica, da luta na sauna neste filme.
Voltando a trabalhar com um Viggo Mortensen cada vez mais maduro, cada vez mais refinado, e com Naomi Watts, Cronenberg constroi uma fita com um elenco sólido.
A não perder, Cronenberg firma-se cada vez mais como um dos grandes autores da História do Cinema.

3 comentários:

laura disse...

Muito bom, este último do Cronenberg... E a cena de luta na sauna? Encolhi.me toda na cadeira... brrrrrr

polegar disse...

completamente off topic: feliz natal... :)

deep disse...

Passo apenas para te desejar um 2008 feliz! :)