quinta-feira, dezembro 20, 2007

Paranoid Park + Porca Miséria

O hábito não existe, mas há algumas raras excepções em que as longas-metragens em Portugal são antecedidas de uma curta. É mais comum com filmes de animação do mesmo estúdio das super-produções em estreia. Desta vez é uma curta de animação portuguesa a anteceder o último filme de Gus Van Sant.
Porca Miséria é uma curta de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, conta a história de um rapazinho de rua e o seu porquinho mealheiro. Dura 4 minutos, é de uma simplicidade desarmante, terno, mas ao mesmo tempo duro e surpreendente. Em apenas 4 minutos fiquei com o coração nas mãos, com vontade do chorar. A abertura perfeita para Paranoid Park.
O último filme de Gus Van Sant é, na sua linha habitual, uma das experiências mais extremas que este realizador já fez. Um acidente sinistro marca a vida de um adolescente.
A montagem descontinuada, a ausência de uma cronologia lógica, a câmera que segue, nos habituais planos longos e fechados, os passos daquele rapaz, tudo contribui para o clima pesado, para a lenta descoberta da verdade, para o olhar perscrutador debaixo da apatia, do dia a dia, do skate, do namoro, dos amigos, no âmago da tragédia. Tragédia essa que quando se revela por fim, negra, chocante, nos deixa ainda mais desarmados.
É dos filmes mais interessantes em exibição, onde a narrativa desce para segundo plano, para dar lugar a tempos, espaços, planos e emoções.

1 comentário:

laura disse...

Em "Paranoid park", a cena do chuveiro desarmou-me completamente... Tão forte, tão sem sentido, tão... mais a mais, eu passo os dias a falar com miúdos... É tramado ser-se adolescente, ontem, hoje e sempre...