segunda-feira, setembro 18, 2006

Ele revela-se


Há momentos em que um grande professor se revela. Na aula de sábado aconteceu com o Thiago.
Partituras, partituras, sempre as partituras, para a emotividade, para sairmos de nós mesmos, para uma representação mais intensa, sem ser apenas uma repetição do que já se conhece.
No sábado tivemos nós que as criar (afinal como actores temos que ser nós a resolver as situações). Assim foi, propusémos, desenvolvemos. A seguir conflito. Imaginar uma situação e utilizar ali essas partituras. A criatividade estava perra, a situação banal, pai e filho, discussão e pouco mais. Fizemos... pobre.
Entra o Thiago - numa situação de conflito não existe só um sentimento (raiva) mas vários. Não vão para o óbvio, um pai ama um filho, sente raiva, ternura, medo, sente um conjunto de coisas diferentes.
Mudámos... melhorou.
De novo o Thiago - limpem as partituras, se elas existem têm que ser claras, o movimento do corpo preciso.
Terceira tentativa
Thiago - Não desmanchem, quando fazem uma partitura têm que a manter enquanto o outro fala. Representar é acção, têm que estar sempre em acção.
Quarta...
Thiago - durante o movimento e a deslocação as partituras têm que ser utilizadas, não existe o falar e agir e depois o mover,tudo tem uma continuação, tudo precisa de intenção...

Foi abissal a diferença entre a primeira e a última tentativa, é este o trabalho de um director de actores, não dizer mexe-te daqui para ali, faz mais feio ou mais irritado, mas dar os toques para o actor resolver, no sábado ele mostrou-se..

1 comentário:

polegar disse...

acção-reacção. sentir o colega. entrega. força. sensibilidade na ponta dos dedos. ouvir. respirar as partituras.