segunda-feira, setembro 04, 2006

Paradise Now

Paradise Now é uma co-produção Francesa, Alemã, Holandesa e... Palestiniana. Foi apresentado como o primeiro filme palestiniano. Foi premiado em Berlin, venceu o Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro e foi nomeado para o Oscar da mesma categoria pela Palestina. Estes dois últimos levantaram uma questão interessante, a Palestina na verdade não é um país. Legalmente a co-produção não é com a Palestina mas sim com Israel. Como para os Óscares só pode concorrer um filme de cada país e Israel já tinha o seu nomeado, houve ali um fait-divers.
Paradise Now acompanha 24 horas na vida de um bombista suícida palestiniano e é, desse ponto de vista, um caso único, que nos dá um inside-look num mundo e mentalidade que nos é completamente estranha.
É um filme tenso e cativante, de uma angústia comovente, mas que perde um pouco o nervo e o rumo durante meia hora, vagueando por argumentações e momentos que podiam ter sido introduzidos dentro do drama inicial de uma forma mais inteligente. Criticado por ambos os lados por não tomar nenhum partido (apesar de crucificar mais os israelitas que os palestinianos) é uma obra interessante, sem ser apaixonante, mas que merece um olhar atento.


Image Hosting Video Hosting Myspace Games

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje quero compartilhar algo....após 6 longos anos...chegou novamente o momento de mais dois maravilhosos concertos de pearl jam...eu vou agora para lá!e só voltarei ao mundo real na próxima 4ª feira!!!!
OOOOHHHHHHH!!!!AAAAAHHH!!!OOOOHHHHHH!!!I'M STILL ALIVE!!! :))))