quinta-feira, setembro 28, 2006

World Trade Center

Pit stop em Lisboa para trocar de bagagens, de beijinhos e abraços com a familia.
Antes de ir deu tempo para ver World Trade Center de Oliver Stone, mais um filme sobre o atentado de 11 de Setembro (a seguir a United 93).
Depois de ver o trailer fiquei inquieto, parecia-me mais um filme a gabar o heroismo extremo dos americanos versus o horror do terrorismo. No entanto Stone nunca fez um filme consensual ou fácil, e nunca caiu no simples american way.
Erro... nota-se que acima de tudo este filme é um projecto encomendado pela indústria, provavelmente para se redimir do seu imenso flop com Alexandre - que custou uns exorbitantes 150 milhões de dólares. Não é o primeiro cineasta que tem que ceder aos fretes dos estúdios para poder filmar aquilo que quer, já Scorsese por exemplo, teve que fazer o Cabo do Medo para poder realizar A Última Tentação de Cristo, e saiu-se brilhantemente em ambos. Stone, que parece ter perdido o rumo desde Nixon em 1995, faz aqui um filme óbvio, previsivel, sem nada para dizer nem mostrar, com o melodrama forçado das familias dos presos nos escombros (que sabemos desde o inicio se safam), e pior que tudo chato, muito chato. No final já ninguem tem cabeça para aturar a choradeira e a banalidade do pouco que se desenrola à nossa frente.
Tem sido bem aceite nos Estados Unidos (já se esperava) e talvez lhe dê a oportunidade de continuar a filmar ficção e voltar ao nivel de qualidade a que já nos tinha habituado. Se assim for, valeu a pena o esforço...

1 comentário:

polegar disse...

bah. tudo uns vendidos. mas sabes que mais? esse filme nunca me atraiu. ainda bem q não fui ver (sempre é um pobre consolo para o facto de ter suprimido o cinema das despesas correntes eheeh)...

...
mas....
...

pera lá...

o que é que estás aqui a fazer??? hem??? mau maria que o gato mia! vou ter de te mandar para dentro outra vez???
ponha-se a andar daqui para fora e só quero ter notícias suas aquando do seu regresso!!!

e já agora não te ponhas a ver filmes desses em vésperas de ir passear de avião, pá... :P

have fun! and lots and lots of looooove eheh