segunda-feira, setembro 11, 2006

Hollywood Madness

Maio de 2007 vai ser um mês inédito em termos de lançamentos cinematográficos. Dia 4 de Maio desse ano estreia nos Estados Unidos Spider-Man 3 a última instalação na famosa série adaptada da BD, realizada por Sam Raimi (Evil Dead) e com Tobey Maguire no principal papel. Nada de extraordinário seria não fosse o facto de a 18 do mesmo mês estrear Shrek The Third, terceiro episódio dos filmes de animação com o famoso ogre verde. A 25 de Maio sai Pirates of The Caribbean: At World’s End, que termina (pelo menos assim parece) a saga do Capitão Jack Sparrow, o mais famoso personagem de Johnny Depp.
Nunca, em toda a história do cinema se viu um mês como este. Para além da particularidade de se estrearem três “parte 3” é um mês com três mega-blockbusters. Para se ter uma noção do que se está a falar os dois filmes anteriores do Shrek renderam em conjunto 1404 milhões de dólares no mundo inteiro, os últimos dois Spider-Man renderam 1604 milhões e os primeiros Pirates of the Caribbean fizeram uns colossais 1657 milhões de dólares.


São valores inacreditáveis, podendo cada série contar com filmes que quebraram recordes de bilheteira à sua estreia.
O motivo pelo qual nunca se estrearam dois filmes desta envergadura no mesmo mês (nenhum Harry Potter coincidiu directamente com nenhum Senhor dos Anéis por exemplo), é que para se atingirem valores desta grandeza é preciso tempo e espaço. Para começar é preciso criar atenção mediática, ter as revistas, as televisões, entrevistas, posters, os bloggers a falar do filme. Em segundo lugar é preciso espaço de sala. Não se fazem 800 milhões de dólares num filme com meia dúzia de cópias, tem que se estrear nos EUA com 4000 cópias. Depois é preciso dar tempo para que toda a gente veja o filme, tê-lo em cartaz semanas a fio, para que possa acumular resultados destes.
Com 3 filmes assim uns em cima dos outros a atenção mediática é dividida, as salas não aumentam e portanto não se consegue distribuir as cópias que se quer e o tempo em sala diminui porque estão lá os outros para fazer frente.
O resultado final pode ser catastrófico para os estúdios que afirmam ir um dos três filmes ser um fracasso colossal, mas, obviamente, não o seu.
Pessoalmente estou curioso, não tanto pelos filmes (não gostei do segundo Piratas e sempre achei os filmes do Homem Aranha um pouco chatos), mas pela guerra de box-office única. Sinceramente não percebo a necessidade de estrear os 3 filmes no mesmo mês, não entendo esta estratégia, mas há muito que deixei de entender Hollywood, que está a entrar numa espiral de loucura sem precedentes. Basta olhar para os custos dos blockbusters. Em 1996 Spielberg fez o maior êxito até à data Parque Jurássico por 63 milhões de dólares. Em 1997 Titanic custou 200 milhões e o medo foi tal (por causa do custo exorbitante) que a Paramount vendeu metade dos direitos à Fox para evitar a falência (o filme acabou por ser a maior bilheteira de todos os tempos). Hoje em dia o filme Superman Returns custou 270 milhões, gastou-se 40 milhões antes de se ter filmado um minuto de película e foi o terceiro filme só em 2006 a ultrapassar a barreira dos 200 milhões de orçamento. Acima dos 100 já lhes perdi a conta.
Está a atravessar uma fase louca a indústria de cinema americana, sem ter uma explosão de inovação ou iventividade. 2007 pode ser o ano do colapso.


2 comentários:

polegar disse...

ganha o Xareco!!!! ;)

infelizmente, conhecendo os bastidores de produção de cinema (à portuguesa), posso dizer que já se gasta muito com coisa nenhuma... e há gente muito mal paga!
nem imagino a idiotice de desperdício em filmes com orçamentos desses...

Lcego disse...

Os bons filmes são os que o conseguem ser com orçamentos de merd... e normalmente são os que dão mais gozo fazer (produzir), descobre-se um infinito mundo de soluções normalmente baseado na regra dos três R´s...sim voltei... pronta pra blogolhar por aí!