domingo, setembro 24, 2006

Últimos dias


Os últimos dias revestem-se sempre de uma particular importância, há um sentimento de closura, de fim de ciclo, normalmente uma tristeza pelo que ficou para trás, uma nostalgia familiar.
Na terça feira foi o último dia do workshop de teatro com o Thiago. Foram meses erráticos, por vezes sem rumo definido, com controversia e sobressaltos, mas onde aprendi muito, onde comecei finalmente a perceber o que é isso de representar, o que é isso de ser actor.
O Thiago é uma pessoa marcante, quem o conhece, quem fala com ele não o esquece, do alto do seu metro e noventa, voz grossa e sorriso contagiante, tem ainda a inocência de uma criança em muito do seu sonhar, e uma certeza no seu caminho, na sua arte, que fazem dele um apaixonado pelo teatro, um apaixonado pela vida. Essa paixão de viver, tentou ele transmitir-nos, fazendo com que não nos deixássemos afundar no lodo da mediania urbana. Se a semente teve frutos só o tempo o dirá.
Nesta última aula,filmada, iriamos representar um pequeno texto. O meu, retirado de uma peça de uma amiga, tinha um peso pela sua temática que me tolhia o gesto. Quando cheguei ainda estava o Thiago a trabalhar com o meu outro colega. Fiquei 10 minutos a fazer os últimos acertos. Depois lancei-me - ele ligou a camera e disse: vai Miguel, de uma vez. Fiz, com a paixão, as falhas e inseguranças que tinha. Quando acabei, à espera de uma direcção e mais ensaio ele respondeu apenas: está passado!
Abracei-o... última etapa ultrapassada.
Último dia... para um novo inicio e um aprofundamento ainda maior. Quanto ao Thiago, espero que os nossos caminhos nunca se descruzem.

2 comentários:

polegar disse...

venham daí os próximos desafios. nos mais difíceis, não te esqueças do sorriso de amor à "vida" - que é a arte - do teu professor.
o resto da bagagem, descobri-la-ás contigo- tenho a certeza - sempre que precisares.

Lcego disse...

Parabéns... e muita merda!