terça-feira, abril 24, 2007

Música da Semana

Robert Stevenson é daqueles realizadores que ficam uma vida inteira ligados a um estúdio, fazendo os filmes que lhe colocam à frente. Iria passar desprecebido como o autor de Son of Flubber ou That Darn Cat!, não fosse ter sido incumbido de fazer este Mary Poppins, que se tornou num clássico intemporal, bem como um veículo para Julie Andrews ganhar o Óscar, pequena vingança por ter sido preterida nesse mesmo ano para o papel principal em My Fair Lady, que desempenhava na versão da Broadway. Audrey Hepburn, que ficou com o papel, teve a sua voz dobrada nas canções do filme, e nem sequer foi nomeada para o Óscar, apesar de uma performance irrepreensivel.

Um das coisas que acho piada em Mary Poppins, é que por debaixo de toda a animação e fantasia, debaixo dos valores de familia e amizade, é um filme anti-capitalista. A música desta semana, Feed the Birds, é uma balada onde Julie Andrews fala de uma vendedora de alpista e da importancia dos pequenos gestos.O número musical que vem imediatamente a seguir, é pautado pela música Fidelity Fiduciary Bank, fazendo a apologia do investimento de capital e do sistema bancário, numa luta para angariar os dois pence de uma das crianças, luta essa que leva à boa conclusão do filme: não importa o dinheiro, importa a família e a entre-ajuda. Os bancários "maus" perdem, ou melhor, convertem-se e acabam por perceber que não há como os pequenos prazeres da vida.

Na semana da Liberdade... Feed the Birds.

1 comentário:

polegar disse...

injustiça, injustiça! a Audrey merecia todos os óscares do mundo! é(ra) linda, linda! e não sei porque é que a dobraram! olha o "moon river" cantado por ela! que lindo, que lindo! (nota-se muito que sou fanática? eheh)

em honra a uma visita lá a casa na semana que passou, eu escolheria a do limpa-chaminés:
... When the's 'ardly no day
Nor 'ardly no night
There's things 'alf in shadow
And 'alf way in light
On the roof tops of London
Coo, what a sight!

I choose me bristles with pride
Yes, I do
A broom for the shaft
And a broom for the flume

Though I'm covered with soot
From me 'ead to me toes
A sweep knows 'e's welcome
Wherever 'e goes

Chim chiminey
Chim chiminey
Chim chim cher-ee!
When you're with a sweep
You're in glad company...