segunda-feira, setembro 03, 2007

Ratatouille

A animação Disney sofreu períodos de apogeu e de menor fulgor. Inovadora nos anos 30, fazendo a primeira longa-metragem de animação, manteve-se em alta até aos anos 60 com filmes como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Dumbo, Cinderela ou A Bela Adormecida entre outros clássicos. Os anos 70 e 80 não foram de grande força criativa até à Pequena Sereia em 1989, inaugurando a era Katzenberg com títulos como A Bela e o Monstro, Aladino ou O Rei Leão. A partir da viragem do milénio, com a saída de Katzenberg para a Dreamworks apareceu novo período negro, colmatado apenas pela associação à Pixar, empresa responsável pela primeira longa-metragem de animação computorizada Toy Story - Os Rivais. A marca de qualidade Pixar manteve-se em títulos como À Procura de Nemo, Monstros & Ca ou Os Incríveis. Até que há pouco tempo a Pixar foi comprada pela Disney.

A primeira produção desta nova/velha Pixar é este Ratatouille (Rátatui), que chegou até nós em Agosto.

Segue a história de uma pequena ratazana de esgoto que sonha ser um chef em Paris. O conceito é inovador, mas difícil de vender como a própria Pixar confirma. O resultado final mostra que esta companhia continua a ser dos mais fortes concorrentes no mercado da animação.

O filme é delicioso, as aventuras e desventuras deste pequeno rato estão carregadas de um sentido de humor único, que foge à regra instituída de piadas avulsas com referências cinematográficas.
Os personagens são do mais terno que se fez nos últimos tempos, jogando com a atracção da animação, mas também com a repulsa que as ratazanas produzem na vida real.
Técnicamente perfeita, o que por esta altura é já expectável, Ratatouille é uma fita de encher o olho, que reproduz a vida e ambiência parisiense ao pormenor.
A não perder, principalmente na versão original.

3 comentários:

polegar disse...

está na lista... e o patrão que não paga...

laura disse...

brilhante, o "little chef" :))
quase dá vontade de adoptar uma ratazana, ehehe... acho que o meu gato ia gostar ;)

bolas de sabão disse...

:) fabuloso. vi a versão dobrada, por exigências da companhia, e simplesmente saí do cinema deliciada.