segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Amador

Amador é a nova peça dos Artistas Unidos, que estreou dia 1 de Fevereiro no Convento das Mónicas. Um crítico de teatro chega a casa vindo de mais uma peça. Está farto, jura para nunca mais ir ao teatro, diz que o drama existe em todo o lado menos no palco, está furioso, ao mesmo tempo o drama que se desenrola em sua casa é-lhe invisivel.
Amador é uma peça com uma ideia, o problema é que não tem mais do que isso: uma ideia. O crítico entra em casa e repete o mesmo texto ao longo de toda a peça, está farto, diz que está farto, que basta ligar a televisão ou lêr o jornal para se ver o drama da vida real e que no palco só existe vazio, a Arte como uma manifestação pseudo-intelectual das frustrações dos artistas, enormes egos vazios. Mas não sai dali... repete inclusivé linhas inteiras de texto três, quatro, cinco vezes, Gerardjan Rijnders (o autor da peça) não sabe o que fazer com este personagem, então transforma-o num disco riscado. Mas nem sequer o que diz é sobejamente interessante, não faz sequer uma crítica com pés e cabeça ao teatro, repete frases ocas que se esgotam nos primeiros cinco minutos. À sua volta o drama da vida real desenrola-se e ele é cego, surdo e mudo. Não vê a sua mulher bêbeda, o seu filho toxicodependente que se masturba em frente a ele, que destroi a casa, que viola e mata a própria mãe.
A peça acaba como começa, o crítico está farto, diz que o drama está em toda a parte e não vê o drama ao seu lado. Mas isso já se tinha percebido há uma hora atrás. Os actores fazem o que podem, mas não têm muito que fazer, os personagens são estáticos, não evoluem, não têm acção, não mudam emocionalmente. Como diz o Amador: no palco... nada.


Amador
Artistas Unidos

De: Gerardjan Rijnders
Tradução: Lut Caenen
Interpretação: António Filipe, Elsa Galvão, Sérgio Conceição
Cenário e Figurinos: Rita Lopes Alves

De 1 de Fevereiro a 3 de Março de 2007
Quarta, Quinta e Sexta - 21h30, Sábado - 18h30 e 21h30


Artistas Unidos
Convento das Mónicas
Travessa das Mónicas
Telefone: 961 960 281/707 234 234
www.artistasunidos.pt
info@artistasunidos.com

1 comentário:

pinky disse...

ainda bem q avisas...