quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Emoções

Sábado fui ver a anunciada última performance do Lisboa Ballet Contemporâneo, que vai fechar as portas devido a falta de fundos para manter uma produção constante, remetendo-se apenas para reposições do reportório. Após o Ballet Gulbenkian é mais um, tristemente que fecha as portas, empobrecendo o panorama cultural do país.

O espectáculo insere-se no ciclo Canto e Dança que dura até 24 de fevereiro e é uma coreografia de Benvindo Fonseca. Callas é um espectáculo de homenagem a Maria Callas, uma mistura de som, imagem, música e dança que me deixou, uma vez mais, de alma cheia.

Eu não sou um entendido em dança. O meu passado familiar, cultural, profissional e até de formação está ligado ao cinema e ao teatro. É por isso para mim estranho que, últimamente, de cada vez que olho para um palco nacional, me sinta mais emocionado, mais embrenhado, apaixonado, enebriado até pela dança do que pelo teatro. O que é incrivel é que o teatro tem, em princípio, mais armas que a dança para nos prender. Tem a palavra, narrativa, o drama, os personagens, pode-nos comover com o texto ou com a situação representada, enquanto que a dança depende apenas dos corpos e da música. E no entanto, eis que me vejo de olhos em lágrimas no Teatro Camões, e a bocejar noutras paragens. Não em todas claro, fiquei deslumbrado no Meridional, mas uma vez mais a linguagem era mais abstracta, mais perto do bailado que do teatro em si.
É estranho que aconteça, acho até preocupante que o teatro em Portugal esteja tão nu, tão vazio de ideias, de capacidade, de emoções.
Mas eu, hei-de continuar apaixonadamente a frequentar as salas de espectáculo,à espera de mais uma peça, mais uma noite que viva para sempre gravada na memória.

4 comentários:

pinky disse...

a relação dos portugueses com a cultura já é complicada, mas com a dança em especial, é quase inestente, é uma pena, mas é o panorama nacional.
a motivação devia começar desde a primária, com a educação das crianças.
enfim, pode ser que um dia portugal mude.
com o benvido a coreografar e com callas a cantar só pode ser um espetáculo maravilhoso.
se o teatro é o menino dos teus olhos, a música te preenche e a dança te deslumbra, cheira-me que és fã de ópera, ou é impressão minha?

ttf disse...

Ah já foste ao Meridional...? E gostaste? Sim sr....muito me apraz registar!

MPR disse...

Pinky por acaso ópera é a arte performativa que menos conheço... lol
e ttf... sim pá, até fiz um post e tudo! Andas desatento lol...

ttf disse...

Agora que falas nisso...fui investigar...E NÃO É QUE EU TINHA LIDO O PST E TUDO??

Diabos me levem...tinhas razão...confere, sim sr!