segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Little Children

Numa comunidade suburbana o Verão decorre pacatamente. Na vida de cada pessoa um desepero calado insinua-se, até que a busca de uma saída, de uma alternativa, de felicidade faz explodir a rotina do dia-a-dia.

Todd Field não tem um grande passado como realizador, mas pode-se dizer que das poucas vezes que tenta acerta. O seu último filme, o multi-premiado In the Bedroom, era um drama tenso que foi talvez ofuscado pelo genial La Stanza del Figlio, que abordava temáticas similares. Cinco anos volvidos chega-nos este Little Children, um mosaico de dor e esperança, de humor e lágrimas, que segue uma mão cheia de personagens que lutam para sobreviver ao isolamento emocional que governa as suas vidas. E nesse ponto é brilhante, com uma construção lenta, pontuada, vamo-nos embrenhando na vida destas pessoas e descobrindo as linhas com que tecem as suas vidas e relações.
Temos realizador, mas temos também argumento, cada personagem é densa, definida, física, palpável, e surpreendente. Surpreendente nas suas revelações, mas também no rumo que tomam, escolhem e que ultimamente as define.
Se temos personagens, felizmente temos actores... e que actores, Kate Winslet recebe a sua quinta nomeação para o Oscar (a mais jovem actriz a conseguir este feito), Patrick Wilson prossegue uma escolha de projectos muito interessante (vide Hard Candy) e Jackie Earle Haley tem um papel de uma força, uma contenção, um desepero inacreditáveis.
Pecados Intimos (o título em português) está nomeado para 3 Oscares, não vai ganhar nenhum e merecia estar nomeado para muitos mais.

Um filme a ver, saborear, deixar que nos leve, nos toque e fique connosco por muito tempo...

3 comentários:

disse...

Obrigada pela dica.

intruso disse...

um filme a ver...
(até o trailer é belíssimo...)

Kalinka disse...

Ora...andava eu perdida...sim, perdida, sem saber o que dizer sobre o filme, fui vê-lo na 6ª feira e...estava ansiosa por o ver e, depois...não sei explicar, mas...não me ocorria nada para dizer sobre o filme e...hoje, aqui encontro quem também já o viu e...ajudou-me a ver com outros olhos o fascinante enredo de Little Children.
Muito obrigado.