terça-feira, fevereiro 27, 2007

Rocky Balboa

Sylvester Stallone tem 60 anos e a carreira de sucesso construída ao longo dos anos 80 e 90 está agora em ruínas, após uma série desastrosa de fracassos, muitos dos quais não chegaram sequer às salas de cinema. Para voltar à mó de cima resolveu voltar-se para os filmes que fizeram dele uma estrela, os eternos Rocky e Rambo. A catástrofe parece iminente, senão comercial, pelo menos em termos de filme. Um homem de 60 anos aos murros no ringue? Surpreendentemente o resultado é positivo.

Antes de mais é preciso dizer que Rocky Balboa (o sexto filme da série) é um filme para os fãs. Quem não cresceu com Rocky, quem não viu os seus filmes na adolescência, por mais ridículos que a maioria deles seja, quem não conhece os personagens, os locais, a música, não consegue apreciar este filme.
Rocky está velho e não o esconde. Usa óculos, tem dores, sofre, o filho já saíu de casa e trabalha, ele está sozinho no mundo após a morte da mulher. E precisa provar a si próprio que ainda tem algo dentro dele para dar.
Estão lá todos, os locais, a família, o treinador (que inicialmente treinou Apollo Creed), a escadaria, o talho, a velha Filadélfia, a sequência de treino, a luta irrealista, Spider Rico (o primeiro adverário que conhecemos no original) e Marie, a rapariga que no primeiro filme o manda passear após ouvir um sermão. É uma viagem nostálgica por um passado que Rocky, Stallone e o espectador partilham, uma viagem de uma inocência desarmante, por momentos a roçar o piroso, mas terna, emocional. O cinema também tem estes momentos, em que sem olhar para a excelência do filme, nos deixamos apenas ir, nos sentimos em casa. E é um adeus, um fechar de capítulo. Rocky, como Stallone, está velho e precisa mostrar que tem algo para dar. E quem o conheceu estes anos todos merece dar-lhe esta oportunidade final.

1 comentário:

ttf disse...

Vês? Eu bem te disse!! É um cliché old school!! É aquele quasi-piroso que sabe bem assistir!! É tudo como é suposto...e ainda bem!

É O ROCKY, CARAÇAS!