sexta-feira, novembro 25, 2005

O Sr. Silva


A última sondagem que vi em relação à intenção de votos para as Presidenciais davam ao Sr. Silva maioria absoluta (57%) e com um avanço de quase 40 % (!) sobre o segundo classificado. Fiquei intrigado, o que será que faz o Sr.Silva para ter tamanha aprovação? Fui ver. Não faz nada.

O Sr.Silva tem estado caladinho, muito caladinho, não tem opinião sobre coisa nenhuma, nem pensa sobre nada, a não ser meia dúzia de banalidades gerais do género: temos que equilibrar as finanças públicas ou temos que criar confiança nos portugueses. Interrogado directamente sobre o orçamento “não me devo pronunciar”, a OTA “não tenho dados”, regionalização aprovou por unânimidade no parlamento um documento sobre o assunto e fez os possiveis no governo para o não implementar (escrito nas suas memórias politicas). Aborto, juventude, homossexualidade, educação, ciência, justiça... não sei, não sei, não falo, não comento, ou então: temos que melhorar.
Então e o staff do Sr. Silva? A Antena 1 organizou um debate com os directores de campanha das 5 candidaturas principais, só apareceram 4 apesar de todos terem confirmado a presença, adivinhem quem faltou? A Antena 3 organizou um debate com os 5 mandatários para a juventude, Katia Guerreiro, mandatária do Sr. Silva (o abecedário português tem a letra K?) disse que não entra em debates. Hum... parece que ninguem à volta do Sr. Silva quer tambem falar.

Diz o Silva “Sei que, na Presidência da República, posso ser um factor de confiança e credibilidade. Posso ajudar a abrir caminho à esperança.”. Como Sr. Silva? Como? Se não defende nada com medo de ofender alguem? Se não sabemos o que quer? Com base em quê? Nos seus lindos olhos? Está com azar Sr. Silva, não é bonito, nem charmoso, nem tem lindos olhos, e espero que não exista ninguem que vote por causa disso. No seu passado? Obra feita? Pois parece que as pessoas têm memória curta. Eu não Sr.Silva, eu lembro-me de dez anos de cavaquismo, lembro-me de um déspota com laivos de salazarista, de um pseudo-financeiro que fez a reforma da função pública que levou ao descontrolo das finanças públicas anos mais tarde. Lembro-me de alguem que nunca se enganava e raramente tinha duvidas. Lembro-me de quem tratou a Cultura como uma mera Secretaria de Estado e pôs lá o Santana a tomar conta. Lembro-me da corrupção, dos escândalos, dos Cadilhes e Belezas. Lembro-me de um governo autista, lembro-me de uma época de vacas gordas, de grandes subsidios transformados em politica do betão. Lembro-me da Irlanda que não tem uma auto-estrada a ligar Dublin e Cork (a 2ª maior cidade) mas que nos ultrapassou a uma velocidade estonteante e está agora com niveis de desenvolvimento similares aos da Inglaterra devido à sua aposta na educação em vez do cimento. Lembro-me dos tabus, das supostas forças de bloqueio. Lembro-me de um homem tão complexado que mudou o nome da sua própria terra de Poço de Boliqueime para Fonte de Boliqueime (acho que agora é só Boliqueime).

Numa altura em que se acha que tudo é igual, que tanto faz, deve-se dizer NÃO! Não é indiferente, a esquerda e a direita não são iguais, a ideologia politica, social, humana, cultural, não são iguais e fazem a diferença. As ideias contam e PODEM mudar o mundo!
O Presidente da Républica é o rosto principal do país, é o nosso representante máximo, é o garante do funcionamento das instituições. Este país não é o Sr. Silva, não é um ser cinzento, tacanho, mesquinho e pequeno. É altura de mostrar isso e enviar o Sr. Silva de volta a casa e às suas aulinhas de Economia.

Obrigado Sr. Silva, mas hoje não...

2 comentários:

Anónimo disse...

Baaaahhhhhh!!!!Shut up!!!:)

MPR disse...

É o melhor que arranjas para defender o homem?