segunda-feira, dezembro 11, 2006

Flushed Away


Se há uma marca em que aprendi a confiar no que toca a animação foi na Dreamworks, principalmente após o incontornável Shrek e respectiva sequela. O último filme a sair dos estúdios geridos pelo big boss himself Mr. Katzenberg (o mais bem pago executivo da indústria responsável pelo ressurgimento da Disney na década de 90 com êxitos como A Pequena Sereia, Aladino, A Bela e o Monstro ou Rei Leão) é uma comédia irreverente chamada Flushed Away (Por Água Abaixo). Conta a história de um hamster de estimação habituado à vida confortável do mundo do Topo, que é deitado pela sanita, indo descobrir um mundo de ratos que vivem no esgoto. Pelo caminho encontra uma bela e irreverente ratazana e um enorme sapo com um plano maquiavélico. A história desenrola-se a um ritmo vertiginoso, com reviravoltas e correrias, rãs e ratinhos, moral e mordácia, tudo numa hora e um quarto que passam demasiado depressa. Com um sentido de humor brilhante típico deste estúdio, contamos com uma pitada de non-sense a cargo de umas lesmas que aparecem sabe-se lá bem de onde para nos deixar de rastos com apontamentos inesperados. Técnicamente apurado como seria de esperar, tem um elenco de vozes impressionante de onde se destacam Hugh Jackman, Kate Winslet, Ian McKellen (fantástico vilão) e Jean Reno (no sofisticado Le Frog). Se bem que as piadas slapstick género casca de banana fazem as crianças delirar, são os pormenores que dão o suco para os adultos, num filme em que temos a sensação que em cada imagem, em cada frame há algures uma referência que provavelmente nos está a escapar.
Não é algo que fique para a História como um marco do cinema, mas é muito divertido, e por favor, visitem a versão original.

1 comentário:

polegar disse...

pois que está na lista... se a outra (a de natal) não me levar à perdição lol.
e o dos pinguins? quando é que vais ver os pinguins? é que eu adoro os ditos bicharocos e tb me tá a apetecer ver esse... preciso do teu sábio conselho, ó mestre :P