Thank You For Smoking
Thank You For Smoking (Obrigado Por Fumar) é uma sátira sobre o mundo das grandes tabaqueiras e da sua luta constante para evitar enfrentar os problemas causados pelo fumo, mas mais do que isso, é uma sátira sobre o mundo da política, da alta finança, do jornalismo e principalmente dos lobbys que se movem nos bastidores. Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta voz das grandes tabaqueiras, o seu trabalho é não deixar que as vendas de cigarros sejam afectadas pelas esmagadoras provas de que o tabaco mata. Ele usa o seu charme, mas acima de tudo a sua espantosa capacidade de argumentação num trabalho... viciante. As coisas complicam-se quando precisa de ao mesmo tempo ser um modelo para o seu filho, lidar com as perguntas de uma jornalista e lutar contra um senador que vê como sua missão destruir a indústria tabaqueira.
O grande trunfo deste filme, para além da parada de grandes actores com papeis muitas vezes infimos que passam pela tela com um à vontade e uma naturalidade de quem está entre amigos, é o seu argumento. Inteligente, surpreendente, sem nunca se deixar caír nem na moralidade fácil, nem num distanciamento que o destruiria, Thank You For Smoking é um filme que existe num limbo moral, numa linha estreita que o percorre do início ao fim, e onde ninguém é poupado, não existem bons e maus e (pasme-se) nem sequer vencedores e vencidos.
Foi nomeado para o Golden Globe de Melhor Filme Comédia/Musical e Aaron Eckhart nomeado na categoria de Melhor Actor Comédia/Musical.
Por cá passou completamente despercebido, está apenas no Alvaláxia às 18h10 e no El Corte Inglés às 00h05. Fora de Lisboa apenas em Coimbra. Para os poucos que o ainda podem ver, hoje pode ser a última oportunidade, visto ser provável que saia de cartaz com as estreias de amanhã.
Portanto recomendo um esforço para agarrar as últimas sessões e ver um comédia... muito séria.
Sem comentários:
Enviar um comentário