terça-feira, dezembro 05, 2006

Música da Semana

Quando em 1991 saiu o albúm Ten dos estreantes Pearl Jam eu tinha onze a caminho dos doze anos. Com os seus títulos seguintes Vs. e Vitalogy tornaram-se uma referência grunge e uma das grandes bandas da década. Quando em casa de dois irmãos meus amigos, um quatro anos mais velho que eu e outro dois anos mais novo, começou a tocar o Better Man, ouço o mais velho dizer que banda a sério eram os The Cure, que eu conhecia basicamente de nome e um ou dois clips que raramente passavam na televisão. Gerou-se ali uma pequena discussão sobre qual das bandas teria mais mérito, sem se chegar (como se esperava) a nenhuma conclusão, cada um convicto da defesa da sua dama. Na altura quatro anos fazia imensa diferença, ele tinha 12 anos quando saiu em 1986 The Head on the Door, considerado por muitos um dos melhores albuns de The Cure, banda de pop-rock alternativo inglesa que, após o êxito do seu single Boys Don't Cry em 1979, esteve no topo do mundo musical durante toda a década de 80.
Eu sei que a maioria de quem me lê não precisa de explicações sobre The Cure ou Pearl Jam. Mas estando eu a trabalhar no Chapitô com malta de 16 anos reparo que nasceram quando o Ten saiu, para os que, entre eles, conhecem Pearl Jam, acham que Eddie Vedder sempre teve o cabelo curto.
Dezasseis anos depois a diferença de idades já não se nota, quatro anos a mais não é nada, e já não preciso tomar partidos entre bandas, estilos ou épocas. Em honra a um regresso ao passado, meu e de muitos mais, aqui fica... Close to Me.

2 comentários:

Anónimo disse...

oh!que desilusão!pensei que então fosses pôr uma musica do ten como regresso ao passado!não acho isto justo!! :=P

deep disse...

Eu devia ter a idade a que te referes quando apareceram os Cure! Ena, como estou velhota!
Isso não me impede de gostar de Cure e de Pearl Jam...


Boa semana.