quarta-feira, outubro 19, 2005

Casca de noz...


Certa noite de Verão conheci uma pessoa numa esplanada no Chiado, entre uma bica e um chá para aquecer as mãos. Em conversa descobrimos ter um amigo comum, facto curioso e divertido, visto esse amigo não ter nada a ver com o nosso encontro e cada um de nós o conhecer de sitios absolutamente diferentes.
Há dias liguei a uma amiga para lhe dar os parabens pelo aniversário. Falei-lhe sobre essa pessoa do Chiado. Sorte cega, conheciam-se perfeitamente e já há muitos anos. Uma vez mais o sitio de onde se conhecem nada tem a ver com o sitio de onde eu conheço uma ou outra, e nada a ver com o primeiro amigo. Temos três pessoas que se conhecem através de cinco sitios diferentes, individualmente, sem nunca se cruzarem as três ao mesmo tempo, que passaram muitos anos sem fazerem a ligação dos pontos, e é apenas um exemplo a uma pequena escala. Casos destes têm-se sucedido comigo regularmente. Vizinhos e colegas no emprego, ex-namoradas e colegas de faculdade, companheiras bloggers (!) e colegas do CCB...
Frase cliché mas... o mundo é mesmo uma casca de noz! Faz pensar que razão tinha Frigyes Karinthy quando dizia que cada um de nós está ligado a cada pessoa no planeta por não mais que seis intermediários, a teoria dos seis graus de separação.
Já estou a divagar, mas são pelo menos coincidências com piada para quem as vive...

7 comentários:

Anónimo disse...

A vida é um Hi5! Gente de todas as raças, alturas, classes e credos unidas por "links" reais que muitas vezes são desconhecidos.

Um misto de tão perto, mas tão longe com ali e já aqui... É como se a mão lhes tocasse ao mesmo tempo que o vazio se revelava. É um querer sem poder, um relacionar sem conhecer, um existir ser interagir.

Mas cuidado com as palavras... pois amigos há poucos e conhecidos há muitos... Como dizes o mundo é uma casca de noz... frágil, irregular e de sabor desagradável (nunca comeram noz com bocados de casca?!).

Quanto ao número de saltos para se chegar até alguém, nalguns casos é bem menor do que se pensava, por isso peço a ajuda de todos para entrar em contacto urgente com pessoas que gostava de conhecer pessoalmente:

- Maria Dulce (38 anos, divorciada, animadora cultural, Serdezelo de Baixo)

- Sónia Francisca dos Santos (19 anos, solteira, operadora de caixa do Lidl, Sabugueiro)

- Irina Mendes Bagaço (67 anos, casada, gerente de bar de dançarinas, Bragança)

- Flávio Francisco Fernandes Frade(54 anos, união de facto, Programador, Porches)

Se tiverem algum contacto destas pessoas, nem que seja um email, fico bastante agradecido.

Quanto a todos e todas que lerem isto, já sabem: apenas o Miguel nos separa, salvo seja!

B

MPR disse...

Não achei piada nenhuma ao teu comentário! Não se brinca desta forma com coisas sérias! Tu devias saber que a Maria Dulce morreu atropelada por uma mula de carga a caminho do emprego...
Já agora, a Sónia está magoadissima contigo porque foi promovida a sub-gerente de loja e tu ainda lhe chamas operadora de caixa...
Desta vez B... foste longe demais!!!!

Varandas disse...

B, a minha tia Irina pergunta como é que ouviste falar dela. Diz que deve ter sido na semana das festas, porque normalmente ela deixa sempre o contacto.

Também me chegou aos ouvidos que o Flávio agora é Flávia, loira de olhos azuis, e está muito feliz com o seu novo namorado Frederico Ferreira Favas. Ainda queres contactá-lo?

Anónimo disse...

estão todos cheios de piada...(achei mesmo)
e de mim? ninguém anda à minha procura? Angola 72, não vos diz nada?

MPR disse...

Marta, tu já tens gente a mais à tua procura!! :)

Mary Mary disse...

É verdade o mundo é mesmo pequeno! E cada vez percebo mais isso...
Quantas pessoas não conhecemos e de repente conhecem perfeitamentes os nossos grandes amigos!
Uma das minhas melhores amigas agora namorou com 2 rapazes e não é que esses rapazes também eu gostei deles... Mundo mesmo muito pequeno... :P

E poderia continuar aqui a desbobinar mais coincidências... :P

Guida Marques Pinto disse...

eu também estou na teia!