quinta-feira, outubro 06, 2005

Quem querias conhecer?


Há uns dias ia tomar um copo com uma amiga e a ouvir o último cd de Goldfrapp. Ela disse-me que admirava a Alison Goldfrapp (vocalista do duo inglês) e que a achava uma pessoa completa. Não só talentosa, mas bonita, misteriosa, alguem que valia a pena conhecer.
Pus-me a pensar na diferença entre talento e a vontade de conhecer alguem. Isto é... pode-se olhar para uma pessoa de trinta maneiras diferentes. Lembrei-me de uma passagem de um filme onde uma rapariga pergunta às amigas: "Com quem gostavas de estar? Com o Denzel (Washington) ou com o Wesley (Snipes)?" resposta em uníssono "Denzel!" - "E com quem gostavas de passar a noite?" - "Wesley!!!"

Pus-me a divagagar (mal dos dias em que se tem pouco que fazer) em quem , das pessoas famosas que admiro, gostaria de conhecer pessoalmente, mesmo que não fossem famosos:

O tipo da foto (alguem me diz quem é?)
Tim Burton - a mente que produz aquilo só pode ser interessante
Michael Stype - um tipo que muito admiro, não só pelo seu talento mas pela sua postura social e politica
Christina Ricci - obviamente uma inadaptada
Cate Blanchett - não sei porquê tenho um fascinio pela senhora
Kate Winslet - parece-me uma tipa cheia de força e descomplexada em relação a si própria...
Johnny Depp - óbvio...
Slava (palhaço russo creio) - um criador daqueles só pode albergar uma alma gigantesca
Pessoa - decerto me abriria mundos para além dos mundos...
Kafka - o homem tinha problemas, muitos problemas, e conhecer a mente por detrás dos textos devia ser fascinante
Marylin Manson - é muito mais do que aparenta, muito mais que a pseudo-treta satânica...
Che - que dizer? Sentar-me e ouvir... apenas ouvir...
J.C. - a pessoa que mais mudou o mundo de certeza que tem algo de interessante para dizer ao vivo (mesmo não sendo crente)
Isto para dizer uma infima parte de todos...

Há no entanto outros tipos que admiro mas que se não fossem famosos não me despertavam a minima curiosidade (agora vão alguns exemplos de seguida só para ilustrar:
Scorsese (adoraria falar sobre os filmes mas...), Nicole Kidman (linda e excelente actriz, mas um pouco pretensiosa e arrogante), Russel Crowe, Dali, Saramago... só para nomear alguns.

A questão não é quem admiro, a questão é quem é que quereria ter lá em casa para jantar se os não conhecesse de lado nenhum...

E vocês? Quem gostariam de ter no vosso grupo de amigos?

9 comentários:

Mary Mary disse...

O tipo da foto é um gajo que tem uns quadros um bocado malucos e que adoraria ter um deles em casa... :P
No meu grupo de amigos gostaria de ter: Dalai Lama, Abraham Lincoln, Einstein, Costeau, Al Pacino, Audrey Hepburn, Gene Kelly, Fred Astaire, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Louis Armstrong, Mozart, Beethoven, Steven Spielberg, David Lynch, Bjork, Bing Crosby, Gandhi, Samuel Beckett, William Shakespeare, Stephen Jay Gould, Darwin, Richard Dawkins, Sean Penn, e agora não me lembro de mais... quando me lembrar ponho o resto... :P

Guida Marques Pinto disse...

Olha eu cá gostava de alguns que aqui estão: o Pessoa num dia de histeria e o Kafka em calor tórrido -para ser incoerente- o JC num dia que ele não estivesse muito ocupado...

De actores gostava de jantar com o Sean Penn, o Nuno Lopes,a Beatriz Batarda.

Músicos nenhum em especial.Pintores o David Hocney e o Guinote.

Ha e não percebi se estavas a ser irónico ou não, mas o da foto é o Picasso. Esse até almoçava mas tinha que tomar um Vallium antes, e ir vestida até aos pés!

Guida Marques Pinto disse...

Mas podemos sempre combinar um jantarzinho entre nós, comuns mortais...

Guida Marques Pinto disse...

o tal em que a Mary vai de hipopotama cor de rosa...

Mary Mary disse...

Cuca, está desde já combinado o jantar! Mas de hipópotamo é que não! Aqui não se pode votar... :P
Lá pelo Carnaval talvez... :P

MPR disse...

Estava a ser irónico claro. Queria uma foto de um dos tipos que falei no texto e resolvi por a do Picasso. Nuno Melo e Beatriz Batarda? Estamos numa de Alice? Sabes que com esses dois é mais fácil combinar...
Jantar, jantar, jantar... tem que se, há-de se combinar... Combina-se e é já! Lá vai mail!

Pastilhas Júnior disse...

O J.C. seria, com certeza uma excelente companhia. O JRR Tolkien pela sua fantástica imaginação. O Einstein pela sua relatividade na conversa. O Newton por ser, na minha humilde opinião, a mente mais brilhante que caminhou neste planeta. Boole por ser capaz de tornar a conversa lógica.
Em ramos sonoros: Jim Morrison, pela loucura. Sinatra pelo charme. Danny Elfman e Howard Shore pela magia.
Na sétima arte: Anthony Hopkins, também a Cate Blanchet, Terrence Malick,Sean Penn, Edward Norton, Johnny Depp, também o Tim Burton.
E muitos mais, muitos mais mesmo, mas os que referi primeiro seriam prioritários. :D
Como tal não é possível, contento-me em ir conhecendo os que me rodeiam.

Anónimo disse...

Por sorte tenho conhecido muitas pessoas das tais que nós tanto admiramos mas, na realidade não tem nada a ver. Primeiro para se entrar por certos caminhos eles também têm de nos achar muita piada a nós. Depois porque quando tanta gente espera sempre uma genialidade comportam-se então da forma mais comum possível. Não deixa de ser emocionante mas uma coisa é a expressão artistica ou intelectual, outra é a convivência. Eu queria muito conhecer uma comunidade mongol, indios da amazónia, tribos africanas. Pessoas comuns mas incomuns para nós. Já agora, não os queria levar a minha casa, faço questão de os conhecer no local. Não quero só um jantar com eles (até porque tenho a certeza de que vou odiar a comida) quero tempo para os conhecer à séria!

Varandas disse...

LEONARDO DA VINCI, CLARO!!!!! o maior génio de todos os tempos...

De resto...Woody Allen (pra tirar umas dúvidas), Rui Costa (porque acho que deve ser mesmo boa pessoa), Paulo Coelho (pra lhe perguntar se um livro não era o suficiente), Nicholas Sparks (Idem aspas), e o JC, obviamente, embora não soubesse muito bem porquê... E o Tim Burton (bem sei que é roubada, mas é sentida...)