segunda-feira, outubro 10, 2005

O estrume


E passaram! Como se esperava os candidatos independentes às câmaras municipais venceram e com larga margem. Normalmente este seria um sinal de maturidade democrática, onde movimentos populares não originários nos partidos tomariam forma e dariam expressão aos desejos e anseios do povo, sem o espartilho da máquina partidária. O problema é que todos os independentes são renegados dos berços que lhes deram vida, e não por divergências programáticas, mas por não possuirem as condições minimas de ética e legitimidade para se candidatarem. Os nossos eleitos são os nossos representantes e, como tal, têm que estar acima de qualquer suspeita. Nos casos de ontem, não só são conhecidos demagógicos populistas com sérias dúvidas acerca da sua moralidade pessoal, como estão a braços com a justiça, com acusões bastante graves, que põem directamente em causa a capacidade de assumir um cargo público. Mas o voto deu-lhes a vitória. O preocupante é o motivo. Venceram as eleições não porque as pessoas acreditem que estão inocentes e injustamente acusados, mas porque as pessoas pura e simplesmente não querem saber! A lógica que diz "todos roubam mas este ao menos apresenta obra" é um sinal preocupante do estado da democracia em Portugal. O discurso vigente que acha que a corrupção é normal e aceitável, que a moralidade e os valores mais básicos não têm peso, que todos os politicos são farinha do mesmo saco, que o voto é de alguma forma indiferente, é o estrume onde germinam as ditaduras, é um sinal preocupante da vivência democrática nacional. Aliado a isto temos a quase deificação de alguns candidatos (vide as frases em Felgueiras ditas pelas pessoas na rua "É a nossa santinha!", "É a mãe de todos nós!") que transforma estes personagens em seres deveras perigosos. Felizmente estes pequenos vice-reis do seu burgo (onde Alberto João é referência primeira) ainda são apenas fenómenos de caciquismo local. Mas temo que seja uma questão de tempo até aparecer uma versão nacional de abutres da politica com este perfil.
Há que ter atenção ao desenvolvimento destes fenómenos, há que ter atenção à descrença no sistema democrático, muitas das ditaduras do último século tiveram origem no voto popular (como o caso alemão), há que não ter a ilusão que o estado das coisas não se altera...
Citando SG: "A democracia é o pior de todos os sistemas com excepção de todos os outros." e é preciso lutar por ela.

3 comentários:

peixinho da horta disse...

Não o diria melhor, aliás, diria que é uma vergonha aquilo a que se assistiu ontem à noite. Contudo, não me espanta, porque já o esperava. É claramente um sinal revelador da mentalidade do povo português. Mas, sabendo que programas como a "1ª companhia", "quinta das celebridades" e afins lideram as audiências, não é difícil de prever o que se passa na cabeça desta gente iluminada.
E pergunto eu, neste momento, será o problema dos políticos ou de quem os elege? Julgo que dos dois...

Anónimo disse...

Estou muito triste!O concelho de Oeiras está de luto...

Mary Mary disse...

Será que valerá a pena gastarmos algum tempo dos nossos pensamentos numa coisa tão suja?
Assim vai o nosso país e é uma grande vergonha!
Enfim, continuo com a esperança que isto vá mudar...