segunda-feira, outubro 24, 2005

O Tempo é sádico!


Ando há muito tempo a ouvir dizer que o tempo é relativo. Descobri nestas últimas semanas que afinal é mentira. O tempo não é relativo, o tempo é até bastante constante. A grande questão, o mistério por detrás de tudo é que o tempo é sádico!
Pois sim! Descoberta única e capaz de me valer até um prémio Nobel qualquer, dos muitos que são atribuidos.
Um Nobel? Ora aí está! Bem merecia... Mas qual Nobel... Hum... Literatura não seria, pelo menos por esta descoberta, Literatura só mesmo pelo blog, cuja extraordinária qualidade e o incrivel trabalho feito pela Lingua Portuguesa já bem mereciam uma distinção deste género! Medicina tambem não me parece... apesar desta descoberta ter sem dúvida alguns fins terapeuticos. Economia... hum... economia era uma hipótese, apesar de não ser uma teoria económica, o tempo está sem dúvida ligado aos negócios, não se diz que tempo é dinheiro? Fisica ou Quimica? Em qual das duas se inclui o Tempo? Na dúvida excluiem-se ambos e fico de mãos a abanar! PAZ! Tá decidido, é o Prémio Nobel da Paz! Porquê? Porque é o que sobra, e Paz é um conceito tão geral que pode englobar de tudo um pouco! É justo, (é justo?), é justo!
Então mas que teoria inovadora, que descoberta maravilhosa é esta? O tempo é sádico! Mas então sádico? Ah pois é! Desta é que ninguem estava à espera! Sádico sim senhor e com requintes de malvadez! Senão vejamos, tudo o que nos custa, em tudo o que involve sofrimento, o tempo demora-se, arrasta-se por lá a apreciar o espectáculo, passeia-se lentamente e estende (sem a mínima dúvida) a duração de qualquer evento desagradável. Pior ainda, por vezes muda de velocidade apenas para nos deixar em desespero! Quantas vezes os últimos cinco minutos de uma aula não demoraram tanto a passar como a hora e meia anterior?
E o inverso é também verdade, qualquer momento especial, qualquer saida divertida, qualquer bom filme ou conversa acabam num ápice! Sempre e sem excepção! Não é por acaso, uma vida inteira disto não pode ser por acaso. E não me digam que é um problema de percepção porque (prova científica) isto não me acontece só a mim! Aliás é uma questão transversal a todas as pessoas com quem já falei sobre o assunto! Logo, não me queiram convencer que andamos todos a percepcionar mal o tempo que passa! Como não é algo esporádico e a culpa não é nossa só resta uma hipótese: o Tempo causa estas distorções de forma metódica e sistemática, com pormenores tais que raiam a tortura... não deixa dúvida. O Tempo é sádico!E cá está, a fabulosa teoria que vai revolucionar o mundo como o conhecemos.

5 comentários:

Varandas disse...

...o que nos faz pensar que os bons momentos, aqueles que acabam num ápice, são bons exactamente por isso . Porque se demorassem um pouco mais, apenas o suficiente para sentirmos que estão a durar bastante, deixariam imediatamente de ser assim tao bons para passarem a ser apenas momentos banais...

Mary Mary disse...

Concordo com o John.

O tempo sádico? Talvez. Arrasta-se quando não queremos e anda demasiado depressa quando queremos que páre... Todos vêem assim o tempo. Mas talvez seja pelo facto de que quando estamos em baixo, começamos a pensar demasiado nas coisas. As emoções, sentimentos e pensamentos pesam-nos sobre a cabeça. A tristeza está lá, torna-se uma constante. Mas quando estamos felizes não nos preocupamos com nada, queremos apenas estar ali naquele segundo. A nossa cabeça está quieta, não pensa em coisas que não deve, não perdemos tempo em pensar em coisas que não devemos...

Enfim, já fiz aqui um grande testamento apenas para dizer as mesmas coisas...

Mas espero que o tempo passe a correr. É sinal de que estamos felizes e a viver a vida! :)

m disse...

O Nobel é seu nem tem que dar mais provas de nenhum género, nem literário, nem ciêntifico,nem mediar guerras ... bem haja definitivamente o tempo não é relativo é SÁDICO!

Anónimo disse...

Convenceste-me pelo "tempo sádico" que demorei a ler o teu post... li rápido, mas o que é chato realmente parece uma eternidade, livra!!

Mas tiro-te o chapéu, pois provaste a tua teoria for real...

Hehehe! ;)

E o onde andam os posts dos últimos dias?! Não me digas que andas sem tempo!

Tic Tac Tic Tac...

MPR disse...

Só falhei o fim-de-semana... Mas é normal... O de hoje chegará... Quem espera sempre se cansa...