sexta-feira, dezembro 16, 2005

Aos dois meses...


Há uma menina com menos de dois meses que foi abusada e violentada pelos próprios pais. Uma menina que já tinha ido parar diversas vezes ao hospital antes e que não foi retirada aos progenitores. Com menos de dois meses.
Aos dois meses as crianças estão a aprender a usar o pescoço e os ombros, começam pela primeira vez a salivar e a meter as mãos na boca, já tentam agarrar objectos e começam a sentar-se. A curiosidade é imensa, gostam de cores fortes, gostam de rostos, de sorrisos, de ouvir vozes... Aos dois meses estão a aprender a ser gente, a aprender a comunciar com o mundo que os rodeiam. Depende dos bébés, mas aos dois meses uma criança pode ter 50, 60 cm de tamanho, pesar 4 ou 5 kg... Aos dois meses... Aos dois meses eu tremia de medo ao pegar ao colo os meus sobrinhos... Aos dois meses a Matilde sorria, o Francisco dormia como um rei, o Lourenço era irrequieto, o Martim ainda não tinha cara de menino crescido, a Madalena já era grande e a Maria era linda...
Aos dois meses uma criança é um ser frágil, terno, mínimo, comovente, para quem se olha embevecido...
Aos dois meses não é humano tocar numa criança, aos dois meses não é animal tocar numa criança, que protegem os seus com uma ferocidade de morte. Não há ser sob o céu que toque num bébé aos dois meses...
E eu quando tiver filhos vou-lhes contar histórias de fadas e ogres, de principes e cavaleiros, de bruxas e monstros. Quando me perguntarem com olhos inquisidores e ávidos se os monstros existem mesmo, eu vou ter que responder que sim... que há criaturas neste mundo que não são Homens nem bichos... que há monstros que correm a Terra, mas descansá-los, mentindo, e dizer que eles estão longe...

Aos dois meses... para estes nem a Morte... só o castigo eterno dos deuses de antigamente...

1 comentário:

Varandas disse...

Desumano. Horrível. Inqualificável. Foda-se, estou tão chocado que nem tenho palavras.