sábado, dezembro 24, 2005

Corpse Bride


O peso da expectativa era quase insuportável, o último devaneio de Tim Burton estava prestes a chegar na linha de outras obras notáveis, nomeadamente The Nightmare Before Christmas ou o sub-valorizado James and the Giant Peach. A grande novidade é que,ao contrário dos anteriores, este Corpse Bride tinha Tim Burton directamente ao leme, co-assinando a realização.
Para mais esta aventura Burton contou com a colaboração de velhos amigos e parceiros artísticos, como Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Albert Finney ou Danny Elfman. São quilos, toneladas de talento que escorrem pelas paredes, os actores (as suas vozes) são impecáveis, os cenários delirantes, os bonecos de um desenho soberbo, a música como sempre fantástica, a luz é de uma perfeição extrema e tudo filmado com o génio, a irreverência, o humor,o toque de loucura de um inspirado Tim Burton. Onde o filme falha é incrivelmente na história. Apesar de contar com um trio de escritores onde se incluem John August - que já tinha co-escrito outros projectos do realizador como o soberbo Big Fish - e Caroline Thompson que tambem já tinha colaborado na obra-prima Edward Scissorhands, o argumento é muito fraco. Uma história com uma ideia base interessante - o casamento acidental de um homem com um cadáver apaixonado - bem desenvolvida ao nivel do ambiente e dos personagens, mas que se resolve de uma forma previsivel e com a complexidade de um miudo de 5 anos. Pequena, dura apenas uma hora e um quarto, parece escrita por um grupo banal e concretizada com pressa, apesar dos vários anos que o projecto demorou a ficar pronto. É pena ver tanto talento num projecto tão pouco capaz.
Mas esse talento merece por si só o bilhete, o filme vê-se com agrado e uma viagem à mente brilhante deste criador é sempre meritória.

3 comentários:

pinky disse...

é liiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo! realmente a história é um pouco pouquechinha, mas tudo o resto é maravilhoso e compensa! pior, mas mil vezes pior são as crónicas de nárnia para as quais fui literalmente arrastada, quase 3 horas de filme secante!

peixinho da horta disse...

oh, eu gostei! :P

Varandas disse...

ADOREIIIIIII!!!! Só me parece mal o filme ser muito curto. Mas mesmo muito pequeno, uma pessoa fica com vontade de mais, muito mais... talvez se o King Kong ou a Nárnia doassem a este belíssimo Corpse Bride meia hora de filme cada um ficassem todos a ganhar, não??? :-D

PS - Que seca, o Kong... não se consegue ter pena do bicho porque quando ele morre já ninguém o pode ver à frente, mesmo...