domingo, dezembro 25, 2005

Noite de consoada

Visita da praxe à familia. Do mal o menos, vivem apenas 5 andares abaixo, o que evita grandes deslocações, e permite as saidas oportunas, como a que acabei de fazer, enquanto lá em baixo o ruido continua elevado.
Primeira surpresa da noite, éramos 13 à mesa. A mim tanto me faz como me fez, mas foi motivo de algum burburinho e de se colocar o 14º prato, que seria o do menino Jesus - parece-me um pouco precoce um recem-nascido com prato à mesa, mas seja, não se vá atrair o azar.
Os meus seis sobrinhos - emprestados das minhas primas que sou filho único - tinham preparado comme d'habitude uma representação. Desta vez era ipc-orpc-urps, como lhe chamava a Madalena de 4 aninhos, ou hip-hop para o comum dos mortais. Fiquei boqueaberto, a música de revolta dos gangs negros sub-urbanos e pobres dos States, eram agora tema de performance para um grupo de miudos branquinhos e de olho claro dos 8 aos 4.
No final do jantar começa o espectáculo, com coreografia e tudo, até que a minha sobrinha mais velha - 8 aninhos apenas - tira o casaco revelando um top preto que lhe tapava 1\4 do corpo. Espanto na sala, mas a miuda achava aquilo giro e não faz puto de ideia porque é que as mulheres ou adolescentes usam tops daqueles. É o efeito Morangos com Açucar a dar frutos da pior maneira possivel. O ipc-orpc-urps acabou com um vôo da Matilde em direcção à esquina da mesa e uma choradeira acalmada pelo colo do avô, que lhe fez lembrar que afinal ela é mesmo ainda uma miuda pequena.
Chega a meia-noite e é a loucura dos presentes, 6 miudos rasgam vorazes as pilhas que, para facilitar a distribuição, foram feitas para cada um. Descobri que o que interessa não é a prenda mas o embrulho e o acto de o abrir, executado com a mestria de centenas de repetições. As prendas sucediam-se a um ritmo vertiginoso e skates ou calças tudo levava a mesma atenção - nula - e rapidamente era esquecido. Acabaram-se os montes com uma prestesa inusitada e incalculada dado o tamanho inical das pilhas...
E assim vai o mundo. Refugiu-me de novo em casa e espero por amanhã...

6 comentários:

pinky disse...

yep! entendo o que queres dizer, os miúdos estão cada vez mais materialistas e frios.
tudo é-lhes dado fácilmente, não há esforço nem o prazer da conquista.
é uma pena mas essa geração vais ser um pouco fútil, parece-me, pode ser que me engane, espero que sim.

Mary Mary disse...

Ver a pequena Matilde assim deve ter-te custado muito... SAFA!!! Nem imagino a cena... Ao menos os meus manos fizeram um teatro que eram músicas que eles aprenderam na escola. Os D'Z'R'T foram esquecidos e ainda bem...

Varandas disse...

Desculpa a desconversa, mas tenho uma adivinha...

QUAL É O FANTÁSTICO PAÍS QUE TEM A MAIOR E MAIS ILUMINADA ÁRVORE DE NATAL DA EUROPA E QUE CONSEGUE, POR ARTES MÁGICAS, TÊ-LA COMPLETAMENTE APAGADA........NA VÉSPERA DE NATAL???????????


É pá, venha o presidente que vier, eu desisto, nós já não temos mesmo solução...

Varandas disse...

Hoje estou motivado, por isso lembrei-me desta:

Um dia que te apeteça hás-de escrever qualquer coisa sobre a publicidade enganosa que nos invade os lares diariamente... hoje estava a almoçar e aparece um certo maestro na televisão a fazer publicidade a quatro canais que podemos adquirir... comentário do narrador: “Adira e VEJA MAIS DE 700 FILMES POR MÊS”.
Ora bem, um mês tem 30 dias – 720 horas, um filme tem em média 2 horas, logo... se eu visse 100 filmes por mês já era bem surreal...
Alguém me explica isto? :-D

Não se resolvia a questão com um simples “Adira e TENHA ACESSO a mais de 700 filmes por mês”? É que é bem diferente...

MPR disse...

John... não sejas picuinhas...

MPR disse...

E Pinky, welcome, novo ano nova leitora, espero que te mantenhas por cá...