quarta-feira, janeiro 17, 2007

A favor ou contra...


No próximo dia 11 de Fevereiro vai existir o segundo referendo sobre a despenalização voluntária da gravidez até às dez semanas. A minha posição sobre o assunto é a mesma de há nove anos e será tratada em futuras postas. Antes de mais, antes da discussão sobre o tema em causa existe um outro ponto fundamental que não pode ser ignorado - há nove anos, num referendo sobre uma matéria tão fundamental como esta, onde a diferença entre as duas partes se limitou a cerca de 48.000 votos, a abstenção foi de 68,11%... Mais de dois terços das pessoas achou ser mais importante ficar em casa, ir almoçar fora ou ir à praia naquele quente domingo de Junho do que ir votar. Foi das demonstrações de maior imaturidade e irresponsabilidade politica, social, humana, que o povo português podia ter dado. E nem as tristes desculpas que se costumam utilizar nas eleições para os orgãos de soberania se podem aqui aplicar. Os habituais desabafos infelizes de "eles são todos iguais", "fica tudo na mesma" são ainda mais vazios aqui, se o Sim ganhar a lei muda, se o Não ganhar fica tudo na mesma. Deste referendo, tal como do anterior, saem consequências directas, palpáveis, que nos definem como sociedade e como país, que nos tocam pessoal e directamente, não só em questões práticas, como a possibilidade de sermos confrontados com a escolha de abortar ou não, mas principalmente em questões dos valores éticos, morais e humanos que nos tocam mais profundamente.
Não ir votar é um acto de não-cidadania, é uma mostra de atraso, de um vazio infantil que não merece o menor respeito. Não em questões destas, não num assunto tão primário.
Em Fevereiro vamos perceber que espécie de povo somos realmente...

2 comentários:

polegar disse...

lembro-me que foi a primeira vez que fui votar. estreei o meu cartão de eleitor com uma pergunta semelhante a esta. a resposta será a mesma, também. mas eu fui orgulhosamente debaixo do sol de Junho, dar a minha opinião. estavam a perguntar-ma directamente, como não se faz muitas vezes. acho triste não se aperceberem disto...
espero que sim, que desta vez, as pessoas saiam de casa, para o frio ou chuva ou sol de Fevereiro, e digam de sua justiça. para amorfos, quanto a mim, já bastam, de facto, os nossos governos :)

pinky disse...

com a devida vénia aos meus mais adorados bonecos, devo comentar que me parece que nos anos que intermediaram o primeiro e o próx. referendo o país cresceu muito.
pelo o que me é dado a observar nunca se falou tanto e debateu o assunto como agora.
assim só posso deduzir que o número de votos irá aumentar substancialmente, assim o espero para bem do país e dos portugueses!