quinta-feira, janeiro 04, 2007

The Prestige

Christopher Nolan foi catapultado para o sucesso com a sua segunda longa-metragem Memento, um filme engenhoso, único na sua construção, que conta a história de um homem que tem amnésia, mas que apenas se esquece dos eventos recentes, sabe o nome, quem é, a sua vida, mas não se lembra do que fez há meia hora. Todo o filme é construído de trás para a frente, recuando em todos os pontos em que ele fica sem saber onde está ou o que está a fazer, levando o espectador a sentir o que o personagem sente, num thriller tenso onde a dúvida se mantém até ao fim.

Desde então a expectativa tem sido grande em saber quais seriam os passos seguintes de tão engenhoso criador. Foram três Insómnia, Batman Begins e o seu último projecto The Prestige, todos eles sólidos na sua estrutura, mas clássicos, bom entertenimento mas pouco mais.

The Prestige - O Terceiro Passo, segue a história de dois ilusionistas que se odeiam e a sua luta para se suplantarem mutuamente, nos finais do século XIX. Com Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson e David Bowie (um Nikola Tesla absolutamente irreconhecivel), tem um elenco de luxo que se mantém forte em todas as frentes, apesar de por vezes parecer que há actores subaproveitados em pequenos papeis.
A reconstrução de época é primorosa, não sendo de admirar estatuetas para melhor direcção artística nesta época de prémios que começou com os Globos de Ouro.
O ponto forte da fita é o argumento, que procura surpreender-nos constantemente. Até certo ponto consegue-o, mas sem deslumbrar, e dando espaço de manobra para se descobrir as surpresas finais com algum avanço.
Há uma comparação que é inevitável com O Ilusionista, ambos os filmes têm a mesma temática, passam-se na mesma época, estrearam com um mês de diferença e tentam surpreender o espectador com diversos plot twists. Em todos os pontos The Prestige sai a ganhar.
Não deixa grandes marcas nem memória, mas como objecto de entretenimento funciona bem, valendo as duas horas de atenção.

2 comentários:

deep disse...

Um óptimo 2007 para ti!

pinky disse...

que maravilha! david bowie novamente no cinema, esse não vou oerder mesmo, o restante elenco é muito bom e a história pareceu-me aliciante. não vou perder!