sexta-feira, janeiro 05, 2007

The Queen

Antes de mais é preciso sublinhar a coragem que implica fazer um filme sobre figuras públicas que, não só estão vivas, como se encontram nos mesmo papeis em que se encontravam na altura. Aliás, falar de eventos recentes, sem ter um distanciamento histórico é sempre complicado, corre-se o risco de ser tendencioso, agressivo, ou exactamente o oposto, abordando os temas com demasiado cuidado, tornando-se distante, frio, inócuo.
The Queen (A Rainha) é o último filme de Stephen Frears, cineasta inglês responsável por filmes premiados como Mrs Henderson Presents, Dirty Pretty Things (Estranhos de Passagem), High Fidelity (Alta Fidelidade) ou Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas). O filme centra-se nos eventos que ocorreram logo após a morte da princesa Diana, quando Tony Blair tinha acabado de ser eleito primeiro-ministro e a família real parecia ter demonstrado o maior desprezo pelo luto nacional, sendo vítima de enorme contestação. Frears propõe-se contar o que se passou nesses dias, algo que o público nunca viu.
É um filme completamente british, na sua história e personagens obviamente, mas também no seu tom contido, na sua belíssima fotografia, na discreta nobreza que o rodeia.
Se contar esta história é arriscado (afinal Tony Blair ainda é primeiro ministro, a Rainha Isabel II ainda é soberana do país e a morte da princesa algo muito recente), mais arriscado ainda é interpretar o seu papel principal. A árdua tarefa recaiu sobre Helen Mirren (Gosford Park) que a desempenha de forma soberba. Não só replica a pose, gestos e majestade de tão conhecida figura, como lhe institui um carácter humano, uma profundidade de sentimentos sempre sob a pele, nunca explícitos, que fazem desta uma performance digna de aplauso.
The Queen é um grande filme, sem a parafernália do espectáculo visual americano, nem grandes tiradas operáticas, mas que tem uma suave beleza que o prespassa.
Sem dúvida nenhuma um dos grandes candidatos aos Óscares deste ano.

1 comentário:

mir disse...

tenho mtos filmes em atraso, mas a rainha está no topo da lista de actualizações!