terça-feira, janeiro 09, 2007

Regresso


Ao fim de duas semanas voltei ao Chapitô. O Bruno está a ensaiar a peça Frozen que vai estrear no D. Maria a 17 de Janeiro e portanto estas primeiras duas semanas ficaram a cargo da Sofia Gonçalves. Em quatro sessões vamos fazer um pequeno workshop sobre casting e ontem foi a primeira aula.

Começámos com o pé errado.

Em primeiro lugar gastamos uma aula em apresentações. Percebo que a professora não nos conhece, mas queimar uma aula em quatro é notoriamente exagerado. Principalmente quando a última aula vai ser a simulação do casting, portanto de 4 sobram 2 aulas para treinar.

Em segundo lugar é daquelas pessoas que criam em mim uma antipatia natural, o sorriso falso e o riso forçado sempre me deixaram com comichões.

Depois não esquecer que uma atitude agressiva (mas desimulada) não é a abordagem mais apropriada. Ela pode achar que O Método é brilhante, mas o facto de alguem ter objecções a alguns pontos não merece as respostas rispidas e duras que teve.

Alguns comentários foram completamente despropositados, como dizer numa aula que tem dois terços de alunos de primeiro ano que é "absolutamente contra a castração a que os alunos de terceiro ano são forçados por terem uma turma tão inexperiente!". A senhora sente-se revoltada com a castração, mas é a única, nunca vi nenhum aluno de terceiro ano queixar-se - muito pelo contrário - nem o Bruno (professor desta aula) considera este um passo errado, para além de atacar sem propósito os alunos de primeiro ano que estão lá apenas para aprender.

Por último a forma como lidou com o Fábio, aluno com mongolismo da turma, foi arrepiante. Pura e simplesmente ignorou-o quando ele quis intervir pela terceira vez. Eu sei que ele se repete, que ele pode ser inconveniente, mas não se vira costas a ninguem enquanto esta fala, muito menos a alguem assim...

Mas pode ser só embirração minha, como diz um colega meu: não negues à partida uma ciência que desconheces.

2 comentários:

polegar disse...

começa mal...
mas olha lá: aulas para casting??? aquilo é chegar lá, esperar na fila, ser chamado, parar em frente à câmara com o papel com o teu nome e altura (tipo prisão), fazer perfil-frente-perfil, mostrar as mãos (perco sempre nesta), sorrir (para verem as cáries), dizer: "o meu nome é blablabla, tenho x anos e estou disponível para gravar no dia tal). depois mandam-te fazer a cena com as duas frases que decoraste num ambiente e pseudo-encenação que não é em nada parecido com aquilo que, meses depois, vês acontecer na tv.
e prontos. se falhares na dicção és capaz de conseguir qualquer coisita...
precisas de aulas disso, é? :P :P

pinky disse...

pois, nem toda a gente tem a capacidade de transmitir conhecimentos, e ensinar.
esse parece um desses casos, alguém lhe devia dizer...
e realmente perder uma auça com apresentações... é deveras enervante, também já passei por uma dessas a kilometros de lisboa, para uma aula que acabou por se tornar numa apresentação e conversa solta, nervosssssssss!