segunda-feira, junho 11, 2007

10 Items or Less

Brad Silberling não é um realizador memorável (Lemony Snocket's Series Of Unfortunate Events; City of Angels) nem conhecido por pequenos projectos pessoais e independentes. É portanto inesperado este Máximo Dez Unidades, escrito e realizado por Silberling, mas transformado num projecto pessoal pelo seu actor principal e produtor executivo Morgan Freeman.
Um actor que não trabalha há quatro anos pondera fazer um pequeno filme independente. Como pesquisa para o seu papel vai para um supermercado nos arrabaldes hispânicos, pobres, de Los Angeles. É aí que encontra uma empregada que opera na caixa de 10 unidades máximo. Atraente, enérgica, inteligente, é ela que toma conta do mercado, perante a perguiça do sua colega que dorme com o gerente. Ela acha que a sua vida não passará daquilo, ele procura nova inspiração e força. Ela mostra-lhe o seu mundo, ele encoraja-a a atingir novas metas, num dia único.
O filme é bastante inteligente. Tocante e carregado de sentido de humor, Morgan Freeman e Paz Vega carregam o filme às costas, mas com uma leveza, uma simplicidade, um à-vontade que faz com que representar pareça fácil.
Não é uma obra-de-arte, não é um filme memorável, mas é uma fita que condensa muito do que de bom se faz em cinema. Um feel-good movie, mas com coração e com cabeça.

(em baixo em vez de um trailer estão 10 razões para fazer o download do filme, ehehe)

Sem comentários: