sexta-feira, outubro 21, 2005

E de repente parei...


... no meio das noticias banais veio uma que me fez prestar atenção - pela primeira vez o primeiro ministro admite a hipótese de, caso o pedido para novo referendo seja chumbado no Tribunal Constitucional, alterar a lei do aborto usando apenas o poder da Assembleia da Republica...

Acham que deve?

9 comentários:

Mary Mary disse...

Não votaram neles e deram-lhes maioria absoluta? Agora aguentem-se e apanhei as consequências!

Afinal quem conta neste país? Os deputados ou o povo? Ah pois é, era tudo rosas e agora começou o pesadelo...

E se por acaso o governo decidir fazer isso nem quero pensar como o povo irá reagir...

Guida Marques Pinto disse...

Eu não acho bem. Embora seja a favor da despenalização do aborto acho que não se pode ser prepotente num tema tão sensível. Quer queiramos quer não somos um país conservador, religioso e fechado. Esta decisão seria uma máscara para o mundo. O seu aos seus. Deve concordar a maioria.

Anónimo disse...

a maioria ser consensual não é necessáriamente uma coisa boa. Somos fechados, conservadores? então se calhar não temos cultura para tomarmos as nossas decisões. isso não é um bom pretexto já que multidões incultas não tomam as melhores decisões...para se poder decidir os designios dos outros não nos podemos recolher na nossa ignorância como se isso, desde que devidamente acompanhado, por muitos igualmente "fechados" fosse sinónimo de razão. Não há qualquer razão para se ser inculto nos dias de hoje, para achar que o mundo se resume à nossa esfera, se se pensa dessa maneira não estamos preparados para a democracia. para tomar decisões que nos afectem a nós e principalmente aos outros, temos de nos abrir, de perceber o que é que se passa, e num exercicio de inteligência abstrairmo-nos da nossa própria realidade, i.é, compreender a do outro/os. podemos voltar ao ponto de partida, mas seguramente com mais informação. Acho mt bem, que essa posição seja ponderada e mais ainda que seja aplicada. é uma medida corajosa! Vamos lá tirar esta máscara!

Anónimo disse...

Eu pessoalmente sou também da opinão anterior! Acho que o nosso povo não tem capacidade suficiente para tomar esta decisão!!! No ultimo referendo houve uma abstêncão de 70%!! O ps já tem dado tdas as opurtunidades para as pessoas decidirem!! mas elas silmplesmente não querem esse responsabilidade!! Enão que sejam eles a escolher, ou não tiveram maioria aboluta porque assim o povo o quis!! Eu sou a favor da despenalização, por isso acho que sim, força! Alguem finalmente tem a coragem para mudar as coisas no nosso pais!!!

Guida Marques Pinto disse...

Não posso concordar com prepotência.Concordo com a democracia. Não nos devemos armar em Holanda ou Espanha. Quem me dera que o aborto fosse despenalizado mas não através de uma figura, através do consenso de um povo, em que eu ainda acredito.

Guida Marques Pinto disse...

Se aceitarmos esta decisão o que vem a seguir, a regionalização sem referendo?A constituição europeia sem referendo?Estaremos a abrir um precedente. E lembrem-se que apesar dos poucos que votaram, o não ganhou, o que significou a maioria.

MPR disse...

Apesar de perceber o teu ponto de vista diz-me... qual seria o mal da regionalização sem referendo? Ou da constituição europeia? Em 11 estados membros não foi feito qualquer referendo sem haver por isso défice democrático. Quando votas é para tomarem decisões, senão às tantas estão a fazer referendos para qualquer decisão importante. A constituição, lei fundamental do país, já foi mudada diversas vezes sem que ninguem fosse ouvido...

Anónimo disse...

certos compassos de espera são pura e simplesmente crime! que enquanto uns se resguardam nas suas crenças meninas de dezoito anos perdem o útero por complicações de abortos mal feitos? e isso acontece entre quem? entre os mesmos que defendem politicas conservadoras? não! NÃO! é entre pessoas que por falta de $ fazem-nos em sitios horrendos e que por medo de serem presas não vão a hospitais quando começam as complicações. estes e imensos outros casos...referendo do quê? É uma grande farsa, fingimos que os males não acontecem, somos muito católicos e tal...qual é a alternativa? aguardamos...aguardamos....alguma coisa há-de acontecer...as pessoas um dia ainda acordam...sim isso há-de acontecer. Vai haver opinião publica, vampos ser todos fantásticos, mas no entretanto...é só uma lei (ineficaz, por sinal) não é o mesmo do que perdermos a soberania nacional, não vamos ser anexados pela espanha...

Mary Mary disse...

Bem Marta deste-lhe em grande...

Por um lado tens razão. Mas continuo a achar que devia haver referendo, porque o SIM ganha de certeza. Desta vez não há praia que impeça alguém de ir votar. Foi um susto valente que apanharam há uns anos mas agora a história será outra. E se for feito o referendo quando vier um partido mais conservador não o irá mudar (esperemos nós) pois foi o povo que votou.

Este é mesmo daqueles assuntos complicados. O referendo demora mais tempo, mas quem esperou até agora, mais uns meses ou menos uns meses não fará tanta diferença (é claro que há sempre diferença).

Vamos deixar o povo decidir. Sinceramente só espero que seja uma coisa rápida, que seja para breve, para acabar com tanta polémica.