terça-feira, junho 26, 2007

E largar tudo?

Após uma semana em que não consegui ir ao Chapitô regressei ontem. Foi o dia em que vimos dois videos. O primeiro foi a gravação de uma simulação de casting que tinhamos feito no início deste ano. O segundo foi o video que o chapitô fez da peça.

Foi a primeira vez que me vi a representar. Antes de mais, uma palavra para resumir o meu trabalho em ambos os casos: canastrão. Até à ponta dos pés.

Para começar, o casting. É verdade que a gravação é péssima, e que a minha cara é apenas um borrão, mas fui um cepo, um autêntico tronco de árvore... morto. Rígido até mais não, inexpressivo, li o texto com uma emoção que soou a falso com um trabalho sobre a voz muito pobrezinho.

Já a peça. Bem, o camaramen não gostou de mim. De cada vez que eu aparecia ele desviava-se para outro lado qualquer. Falhou quase todas as minhas entradas e até conseguiu, na cena das cerejas, mal me filmar. O que consegui ver de mim foi embaraçoso. Mau, mau, mau, mau, incoerente, inconsistente, sem emotividade, nem fibra, nem nervo, nem nada. Um tipo a fazer macacadas. Do pior possivel. Ainda por cima, mas aí admito poder ser um problema meu, não consegui ali ver mais do que... eu mesmo. É horrivel. Era suposto ser um personagem, mas não... apenas o MPR a mexer-se em palco.

Deu para dúvidar se tenho algum, por muito pouco que seja, jeitinho para a coisa. Deu vontade de desistir. Não fosse o facto de ter gostado tanto destes dois anos de formação, de me ter deslumbrado com o que sinto em cena, e teria deitado a toalha ao chão.
Em julho começo ensaios com Os Hipócritas... muito muito trabalho tenho pela frente...

Um pequeno anotamento. Quer no casting, quer na peça, digam lá o que disserem, houve uma pessoa que se destacou. Alguém que eu posso, sim, chamar actor e dizer: porra... quem me dera... Esse tipo é o Tiago. Rapaz, descobri que para além de actor és escritor, que performance. Em palco vi-te pela primeira vez à distância e como diz uma amiga "less is more". Parabéns... tens presença, emoção, sem dúvida, tens futuro na arte.

7 comentários:

polegar disse...

já te disse que nestas coisas não tens cá quereres nem achares.
mais do que num vídeo, o que importa é o que quem está do lado de cá vê e sente. e conseguiste passar emoção, totó :P

e isto que sentiste, essa autocrítica toda, essa vontade de te enfiares num buraco de agulha, lamento dizer-te, mas faz parte... e ainda bem que assim é, ou começavas muito mal e tinhas de levar umas porradas valentes! ;)

ttf disse...

Em primeiro lugar, deixa-me que te diga que ver teatro filmado é das piores sensações que podem existir para o alvo da filmagem...Falo por mim, evidente, mas...sinto sempre o mesmo! Perde-se toda a energia que, desejavelmente, passámos no momento!

Em segundo lugar, estás longe de ser um "cepo, um autêntico tronco de árvore... morto". Acredita. Quanto mais não seja por teres uma sensibilidade artística que te vai permitir melhorar de dia para dia - processo, diga-se, que todos pretendem...ou melhor..como não gosto de falar por ninguém, é um processo que eu procuro ter sempre presente como objectivo pessoal prioritário: melhorar de dia para dia.

Quanto ao pequeno apontamento...O que senti ao lê-lo fica por aqui...comigo. Quero só dizer-te, sem intenção de agradecimentos vazios, que foi importante. Muito. Mesmo.
(Espero que assim o entendas)

Foi também um prazer ter feito, ao mesmo tempo que tu, esta caminhada sobre a qual tantas vezes falámos.
Vou sentir falta.

Sorte.

Um sentido abraço e um saco de emoções.

tiago.

laura disse...

E uma belinha na testa, não? Ai o miúdo, que agora parece alguém que eu conheço, com tanta falta de auto-estima... Canastrão? Desculpa, mas conheço muitas pessoas com esse apelido, e nenhuma delas és tu... ;)

Rui Rebelo disse...

foste meu aluno? não te consigo ver a cara no perfil.
é que se foste levas um puxão de orelhas...

abraço,

Rui Rebelo

bolas de sabão disse...

olha que eu faço companhia à laura e apanhas a valer! se queres saber, o meu acompanhante à peça só gostou de ti e de uma moça (essa não interessa nada, claro lololol). kal canastrão kal, ai que a malta chateia-se! ** ai de ti se desistes! estás proibido, entendes?

MPR disse...

A todos obrigado pelo apoio, é sempre importante. Rui... não fui teu aluno, onde dás aulas?

Raquel Alão disse...

Eheheh... Estás a precisar de umas lambadas, estás... Queres ver que fiquei sentada no chão, a correr risco de vida (sim, porque uns de vós corriam como se tivessem o diabo no corpo e vi jeitos de servir de colchão a um ou dois), para tu agora te desmereceres assim por dá cá aquela palha?!?!?

Pensas que é fácil?! Vais ter muito que penar ainda... E só agora começaste... Mas não duvides de que estás no bom caminho...

De qualquer forma queria deixar aqui os parabéns a todos os intervenientes, especialmente aos actores. :-)