quinta-feira, maio 18, 2006

Nos pormenores dos gestos

Pânico descubro que a carne picada que precisa de uma hora para estar pronta e que é a base do macarrão no forno, estava estragada. Erro meu, que a deixei quatro dias no frigorifico, bem sei que carne picada se estraga facilmente, mas enfim...
Corri ao Mercado da Figueira, para me reabastecer ainda a tempo de não jantar à meia noite. À minha frente na fila do talho estava um homem, cerca de 30 anos, com compleição indiana. "O que é que queres?" - disse-lhe em tom de gozo o talhante - "Frango sem pele? Porquê, tens medo de sujares as mãos? Não tens facas em casa?" - A enorme faca de trinchar caía sobre o frango despedaçando-o, arrancando a pele com visivel destreza - "Anda cá que eu mostro-te como se faz! Anda cá que levas uma talhada nas mãos que aprendes logo! Na tua terra tiram a pele ao frango?" - e dirigindo-se para uma velha que ali se encontrava à espera - "Era da maneira que aprendia! Eles tambem não fazem nada! Na terra deles não lhes tiram a pele." - Entregou-lhe o frango e o homem saiu. Dirigiu-se a mim: "Então o que deseja? Carne picada? Uma ou duas vezes? O senhor é que manda!"

Não é no facto de não te impedirem o acesso aos mesmos transportes públicos, ou aos mesmos restaurantes, impedirem-te de votar, ou criminalizarem a escravatura, nem de preverem que tens os mesmo direitos pela lei, mas é no dia-a-dia, todos os dias, a cada momento, em cada esquina, dizem-te, mostram-te, nos gestos, nas palavras, nos olhares, nas pequenas atenções, ali sabes - tu és diferente! E nunca te deixam esquecer isso...

I also believe in a better way - sing it Ben...

4 comentários:

pinky disse...

é horrivel ouvir essas manifestações de racismo, fico sempre com a garaganta seca e com vontade de dizer algi, ás vezes digo, outras não.
mas chego á conclusão que tenho mais pena de quem as profere porque revela a sua ignorãncia, falta de intelegência e humanidade.
cada um tem o k merece! (uiii agora fui má...)

Anónimo disse...

Ó Pinky, foste mesmo má! Agora precisas de levar tau-tau!

Tudo isso para defender um monhé, que provavelmente vai comprar frangos todos os dias... que chateia toda a gente e ainda por cima deixa o nosso amigo Miguel à espera.

Imagina só... o pobre coitado deixou apodrecer a carne... teve que sair de casa a horas tardias, indefeso, para se deslocar ao talho e, em vez de ter um talhante disponível, tem um frango-non-cutis-dependente a chatear. Já para não falar no cheiro que devia ser pior que o da própria carne que de tão picada apodreceu...

É por essas e por outras que nunca como em casa...

Anónimo disse...

Este b tem a mania que tem graça...

Lá por a Pink tecer comentários abusivamente condenatórios ao racismo, tentando de forma evidente deixar claro que é contra a liberdade de expressão, que é racista com as palavras e a opinião... não há direito de a tratar assim.

Lá por o Miguel ter apanhado com um monhé no talho não quer dizer que tenhamos que ser racistas. Por exemplo há cerca de três dias consegui atropelar mais um "qué-frô", mas que fique aqui claro que não foi racismo. Só o fiz por causa dos pontos que acumulo para tentar ganhar um DVD Spéciale Édixon das actuações da minha cantora favorita: a Pink.

Hmmm, espera... Pink... Pinky... o mundo é pequeno... Como do amarelo se vai ao rosa...

Anónimo disse...

tenho saudades tuas....