sexta-feira, maio 12, 2006

O Salto

Ontem foi o aterrar do salto, é incrivel a diferença que duas aulas fazem no desenvolvimento do trabalho de actor, da construção de personagem, do próprio trabalho final.
Ontem continuámos com o trabalho com as partituras dinâmicas, movimento constante, um jogo de cadeiras em constante correria, até nos sentarmos, fixarmos a emoção e dizermos o texto que tinhamos preparado, assim, no momento. O barulho foi demais para o vizinho de baixo que subiu as escadas e ameaçou chamar a policia se não parássemos!
Mudança forçada de planos, o jogo agora decorria como se tivessemos a pisar ovos, os movimentos suaves, com uma tensão no andar. As mudanças de partituras podem ser feitas, mas não se pode ficar no vazio, se não for assumidamente depressa, tem que ser marcadamente lento, o meio termo aqui é que não funciona. Em frente com o trabalho, esta alteração veio trazer um nervo ao texto, à acção, como se algo se passasse que não se percebia bem o quê, como se existisse um segredo escondido por detrás daquelas palavras. Tira-se agora as cadeiras, a partitura mantem-se, cada vez mais interacção, mais emoção, mais texto.
Treino final de agressividade e defesa, movimento de ataque e gestos de medo, e sempre, sempre o texto de premeio. É incrivel as prestações que comecei a ver dos meus dois colegas (ontem fomos de novo apenas 3), não que mereçam o Grande Prémio do Juri em Cannes para a representação, mas ali, naqueles olhos vi, de uma forma genuina e constante, verdadeira emotividade, medo, raiva e texto... o mesmo texto que se nos enrolava na boca, a sair, fluido, genuino, sem pensar...
Relaxamento final feito com lençois, que lá ficaram depositados para mais tarde ganharem o seu papel e a sua energia próprias.
Um apontamento que me deixou mais calmo, a apresentação que vai ser feita no final deste workshop, vai ser feita sob a forma de exercicio público, e não necessáriamente uma peça no sentido mais tradicional do termo. Esse projecto, essa verdadeira peça, será desenvolvida no âmbito da associação de teatro que está a ser montada agora e à qual quero vir a pertencer, composta por ex-alunos do Thiago. Domingo temos uma reunião, a ver vamos o que dali sai...

1 comentário:

disse...

é importante dar o salto matinal!
e hoje, deste o teu salto matinal?