sexta-feira, agosto 12, 2005

Online vs Offline


Sempre tive algum problema em perceber a loucura do online e das conversas e chats na net. Nos meus primeiros tempos de faculdade (era tão novinho!) passei umas horas no mirc, mas normalmente era algo inconsequente, nunca se sabia quem estava do lado de lá, nem eles podiam ter a certeza de quem eu era (sim é verdade... tal como muitos inconscientes naquela época fiz-me passar por outras pessoas e cheguei mesmo construir uma personalidade falsa só para brincar online!). Depois com o messenger esse perigo era ultrapassado visto só existirem na nossa lista pessoas que realmente conhecêmos mas... porquê online se podemos falar com essas pessoas todos os dias? Há então a questão da distância mas esses eram casos raros. Sites como o Hi5 ou SMS (qualquer coisa) põe-nos em contacto com pessoas fora do nosso grupo de amigos, com a minima garantia de que essas pessoas existem mesmo (redes inteiras é um pouco mais dificil de falsificar...)
Com o facto de trabalhar e estar trancado num escritório nos ultimos 3 anos, fiquei mais fã da comunicação na web (até aderi à moda dos blogs! quem diria...). Converso regularmente online com pessoas que conheço bem, mais ou menos e num caso até nada! Vim a descobrir que o risco de estarmos a falar com alguem que não é quem diz ser é, afinal, bem real. Não que roubem ou finjam identidades alheias, mas com o escudo do pc todos nós nos comportamos de forma diferente. Pessoas que conheço e adoro tornam-se insuportaveis, sem nada de interessante para dizer, eu mesmo mudo e transfiguro-me conforme o meu interlocutor e nunca (mas nunca) conhecemos a verdadeira reacção do outro. Está atendo ou a jogar? A falar conosco ou com muitos? Qual o impacto da minha conversa? Estará aborrecido, intrigado, divertido? Não vemos o seu olhar, a sua reacção corporal, a sua pose, o tom... a expressão. Alguem pode parecer indiferente apenas porque dormiu pouco e a nossa interpretação ser a oposta (seca!). Eu falo com alguem que não conheço a voz, as nuances do rosto, o corpo... Como posso verdadeiramente conhecê-la? Grandes amigas e velhos conhecidos em quem não posso tocar, brincar, reagir...
As proprias conversas não são as mesmas (mais honestas ou mais calculadas?)...
A net... sem duvida um avanço... companhia talvez... mas NUNCA capaz de rivalizar (nem de longe) com um café, uma boa vista e uma música ambiente de encher a sala...

2 comentários:

Pastilhas Júnior disse...

É bem verdade meu amigo. Já dissertámos sobre isso uma vez e, como te disse na altura, infelizmente vai aproximando-se cada vez mais desse distanciamento corporal.
O que é pena.

Grande Abraço

Anónimo disse...

A vida é para ser vivida mas ao vivo! Ainda ontem falámos disto! Como saber se essa pessoa é real ou é inventada! Podemos cometer o erro de nos abrirmos em frente a uma janela de conversação sem saber bem o que nos espera do outro lado! O hi5 é engraçado, principalmente porque encontramos pessoas com que perdemos o contacto há muito tempo! Tinha uma amiga que apenas tinha noticias dela através de outras pessoas, encontrei-a no hi5 e fomos tomar café! A conversa de sempre, nada mudou nestes anos, é sempre bom! Mas aí sabemos no que nos metemos... E quando não sabemos? Vamos desbobinar a nossa vida a alguém que de repente parece ser uma pessoa extraordinária? É como tu dizes, nada como um cafezinho a qualquer hora dia para podermos olhar, sentir, tocar esses amigos que são reais!