sexta-feira, agosto 19, 2005

Pequenos gestos...


Conheço uma amiga minha desde a 1ª classe, apesar de não mantermos um contacto regular, esporádicamente lá nos vamos vendo.Ontem foi dessas noites onde fomos tomar um café mais uma vez à minha zona favorita da cidade, à "minha cidade". Infelizmente trabalho e não pude ficar até tarde, nem acompanhá-las ( a ela e a uma amiga emigrada na Alemanha) a uma noite de copos e cantorias ( no meu caso a parte das cantorias nunca seria bom sinal!). No entanto deu para trocarmos duas de conversa, com a promessa que para a semana nos iriamos juntar por mais algum tempo. O curioso acerca desta minha amiga é que descobri (há cerca de dez anos) que quando andámos juntos na primária não fui, digamos assim, o colega mais simpático que podia ser. A imagem que ela tinha de mim era bastante má durante quase uma década, apesar de eu não guardar memória das histórias que ela conta, e se passaram nos longinquos tempos de infância. Águas passadas felizmente...
Fez-me no entanto pensar... quantas vezes não passamos nós pela vida e pelas pessoas que nos rodeiam com gestos e atitudes impensados? Quantas vezes não teremos magoado alguem sem sequer nos darmos conta? Aquilo que fazemos e dizemos a outros deve ser cuidado , ter em atenção que à nossa frente está uma pessoa que vive e respira, pensa e sente... e que um pequeno grão de areia nosso pode, em certas circunstâncias, magoar quiçá irremediavelmente outro alguem.
Isto parece a rubrica "Vale a Pena Pensar Nisto" da rádio pública, ou um panfleto de um grupo de jovens cristãos (cruzes credo!)... Mas sinceramente às vezes, só às vezes, não custa pensar um pouco antes de abrir a boca...

3 comentários:

Pastilhas Júnior disse...

É bem verdade, meu amigo.
Já o diziam os antigos: "Pensa antes de falar."

Anónimo disse...

Não poderia concordar mais com o parágrafo em que começa com "Fez-me no entanto pensar..."

Anónimo disse...

Usei este texto para magoar alguém, mas agora espero que consiga remediá-lo...
Tantas vezes que magoamos pessoas e a nós com gestos impensados! Sei tão bem o que isso é, mas o tempo não volta atrás, e temos que saber aprender com esses erros para não voltar a cometê-los! Quantas vezes não me magoaram e por isso magoei ainda mais a outra pessoa? Demasiadas vezes, sei disso agora! Se voltasse atrás faria tudo de diferente? Provavelmente não pois não teria aprendido nada até então! Mas sei agora que temos que aproveitar tudo o que a vida nos dá, e como apanhei sustos valentes nos últimos tempos, sei que guardar rancor e ódio por alguém não nos leva a lado nenhum... E se essa pessoa desaparecesse de repente nunca mais nos conseguiríamos perdoar por isso!
Deixo esta humilde mensagem a todos aqueles que nutrem algum sentimento mau ou que não aprenderam nada com os seus erros! Eu passei por isso e garanto-vos que não os levam a lado nenhum! Vão atrás do vosso sonho, sejam felizes e sobretudo aprendam a ser uma pessoa melhor! Se estiverem bem, todos os que estão à volta de vocês ficam centenas de vezes melhores do que vocês!