terça-feira, agosto 30, 2005

Para além de nós...


Estava uma noite agradável, limpa, um pouco fresca, mas nada que uma camisola não resolvesse. A praia estava apenas a três passos e o mar, apesar de invisivel dado a hora, sentia-se, digo antes, pressentia-se num embalar reconfortante. O sitio era novo, para mim pelo menos, e é sempre agradável conhecer locais calmos para ir.
Apanhei uma amiga minha em Lisboa entre férias. Uma pequena paragem no caminho de Amesterdão para a Turquia (a inveja que lhe sinto consegue-se quase cheirar). No meio de conversas e fotografias o tempo descorria tranquilo e os temas em discussão passavam deambulantes de cidades, para gentes, hábitos, costumes e a vida em geral. Há sem dúvida pessoas assim, com quem se consegue falar de tudo um pouco, e damos por nós até a fazer confidências que outras pessoas só nos ouviram após muitos anos de confiança.
Era previsivel que numa noite como ontem se acabasse a falar de temas maiores que nós mesmos. O mundo, Deus, a Vida e tudo o que nos liga. O lado mítico e místico do que nos rodeia, religião e Igreja, Bem e Mal, sentimentos e sinais.
Até que a realidade me bate à porta e me lembra que hoje é terça feira, dia de trabalho, e que as horas de sono já iam ser parcas.
Pela primeira vez há algum tempo tive pena que a noite e a conversa fossem tão abruptamente acabadas.
É bom ter noites e reencontrar amigos assim.

1 comentário:

Anónimo disse...

O mar sem dúvida tem um efeito inebriante! Uma vez escrevi um texto sobre o mar e o efeito que me fazia! Gosto de o reler de vez em quando e sentir, mesmo ao longe, o cheiro do mar e todos os sentimentos que ele me traz!
É tão bom ter amigos assim. Daqueles que falamos, e falamos e de repente são 7 da manhã! Não tenho paciência para conversas fúteis e nunca tive, mas infelizmente olho à minha volta e só apanho isso! Como explicar certas coisas a pessoas de mente capta? Não dá mesmo...
Há que saber aproveitar os amigos que temos e saber as suas opiniões mesmo discordando, dão sempre discussões fantásticas...